Avanço de frente fria muda o tempo em parte do Sudeste

Os maiores volumes de chuva continuarão concentrados no Litoral Sul de São Paulo, onde podem ultrapassar os 50 mm

20/09/2024 19:01

Frente fria anterior concentrou os maiores volumes de chuva no Litoral Sul de São Paulo, com acumulados de 60 a 80 mm – Rovena Rosa/Agência Brasil
Frente fria anterior concentrou os maiores volumes de chuva no Litoral Sul de São Paulo, com acumulados de 60 a 80 mm – Rovena Rosa/Agência Brasil

No próximo fim de semana, uma nova e mais intensa frente fria atingirá o Sudeste, trazendo chuvas mais significativas e uma queda de temperatura de até 10°C em algumas áreas, embora não toda a região será afetada de forma igual.

O sistema climático se forma no Sul do país e já começará a causar tempo instável e tempestades nos próximos dias. Nesta sexta-feira, 20, a frente fria avançará com chuvas moderadas a fortes, estendendo-se para Santa Catarina e Paraná.

Entre a noite de sexta e a madrugada de sábado, 21, a frente fria atravessará o norte do Paraná e seguirá em direção ao estado de São Paulo, que já enfrentou uma frente fria no fim de semana anterior.

Mudanças no tempo trazem frente fria ao Sudeste

A frente fria anterior concentrou os maiores volumes de chuva no Litoral Sul de São Paulo, com acumulados de 60 a 80 mm. No restante do estado, a chuva foi fraca, chegando a apenas 20 mm em algumas áreas. No Rio de Janeiro e em Minas Gerais, os acumulados foram ainda menores, em torno de 5 mm.

Embora tenha aliviado o calor em partes do estado de São Paulo, principalmente em Presidente Prudente, Assis, Itapetininga, no Litoral Sul e na Grande São Paulo, as altas temperaturas ainda persistem no interior paulista e em grande parte de Minas Gerais.

Na sexta-feira, o interior de São Paulo e o oeste mineiro poderão registrar temperaturas de até 40°C, enquanto o leste dessas regiões também terá um aquecimento considerável. A cidade de São Paulo, por exemplo, pode chegar aos 34°C à tarde.

No entanto, a nova frente fria, mais abrangente que a anterior, trará chuvas mais expressivas. No sábado, o sistema vai aumentar a nebulosidade em São Paulo, Rio de Janeiro e parte de Minas Gerais, causando chuvas de forma mais generalizada no estado paulista.

Grandes volumes de chuva 

Esperam-se volumes maiores de chuva, especialmente no Vale do Paraíba, no sul de Minas e no Rio de Janeiro. Ainda que as chuvas não sejam intensas, acumulados em torno de 20 mm superam o volume registrado no fim de semana anterior.

Os maiores volumes de chuva continuarão concentrados no Litoral Sul de São Paulo, onde podem ultrapassar os 50 mm.

Além disso, essa frente fria provocará nova queda de temperatura, principalmente no leste e litoral paulista, no Rio de Janeiro e no sul de Minas Gerais. Embora não tão intensa, essa queda trará um alívio para o calor.

No sábado, 21, as temperaturas máximas em São Paulo e no Rio de Janeiro deverão ficar em torno de 24°C, o que representa uma queda de cerca de 10°C em relação aos dias anteriores.

Apesar de ser mais ampla do que a frente fria anterior, este novo sistema não conseguirá romper o bloqueio climático que impede a formação de chuvas na região central do Brasil, incluindo Alto Paranaíba e noroeste de Minas Gerais.

No entanto, sua chegada indica que esse bloqueio pode começar a enfraquecer, e há esperanças de que, em outubro, as chuvas voltem, trazendo o tão esperado alívio para a seca histórica que atinge 70% dos municípios brasileiros.