‘Caixas misteriosas’ voltam aparecer no litoral de Pernambuco
Ao menos 20 delas já foram avistadas em praias da Grande Recife
Moradores da Grande Recife estão intrigados com a aparecimento de “caixas misteriosas” em praias da região. Ao menos 20 delas já foram avistadas.
Somente em Ipojuca, onde fica a badalada praia de Porto de Galinhas, foram encontradas 14 “caixas misteriosas” entre a semana passada e última segunda-feira, 29.
Também foram encontrados fardos nas praias do Sossego, em Itamaracá, de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, na orla de Aver-o-Mar, em Barra de Sirinhaém, Boa Viagem, no Recife, e Conceição, no município de Paulista.
- Boipeba, um paraíso quase isolado no litoral da Bahia
- Pernambuco contabiliza 61.596 pessoas desalojadas e 9.631 desabrigadas
- Praga na Ásia, percevejo é encontrado pela 1ª vez no Brasil
- ‘Caixas misteriosas’ aparecem em praia de Salvador e intrigam banhistas
Ao G1, o 3º Distrito Naval da Marinha, responsável pelo litoral de Pernambuco, informou não ter registrado acidentes náuticos na região que justifiquem o aparecimento das caixas sem identificação.
As “caixas misteriosas” são semelhantes às que apareceram em parias do litoral pernambucano, alagoano e cearense em 2018.
Na ocasião, laudo da Polícia Federal apontou que se tratava de látex natural. Seria uma matéria-prima utilizada na indústria da borracha, especialmente na produção de pneus e luvas de proteção.
Origem das “caixas misteriosas”
A origem das “caixas misteriosas” é incerta. Em 2018, a Diretoria de Controle de Fontes Poluidoras, CPRH, investigou a possibilidade dos fardos serem equipamentos usados para amenizar o impacto de navios ao atracar em portos.
Já pesquisadores do Labomar (Instituto de Ciências do Mar), da UFC (Universidade Federal do Ceará), afirmam que os pacotes eram provenientes de um navio alemão que naufragou no litoral nordestino em 1944.