Carro elétrico da BYD de tirar o fôlego: 3.000 cv e 400 km/h quase alcançados
Supercarro elétrico da BYD promete mais de 3.000 cv e mira recordes em pistas como Nürburgring
A BYD se lança em uma proposta ousada no universo dos supercarros elétricos com seu novo modelo U9 Track Edition.
Desenvolvido pela Yangwang, divisão de luxo da montadora chinesa, o modelo chama atenção pelos números impressionantes: a promessa de 3.019 cv, potência superior à de rivais renomados como Koenigsegg Gemera, Lotus Evija e Rimac Nevera.
BYD U9 Track Edition: desempenho extremo e aposta em Nürburgring
Essa marca seria possível graças a quatro motores elétricos independentes, instalados um em cada roda, que somados alcançam 2.220 kW.
Para efeito de comparação, a versão já disponível do U9 entrega cerca de 1.300 cv. A velocidade máxima estimada é de 350 km/h, o que reforça a intenção da fabricante de competir por recordes em pistas exigentes, como o circuito de Nürburgring, na Alemanha.
A tecnologia embarcada também é um dos diferenciais. O sistema de suspensão inteligente já demonstrado pela marca em outros modelos, permite movimentos incomuns para um supercarro, como “dançar” ou até mesmo dar pequenos saltos. Além da excentricidade, esse recurso colabora para a estabilidade em curvas e o desempenho em pistas.

No que diz respeito à bateria, ainda não há informações oficiais sobre a configuração desta versão Track Edition. A versão convencional utiliza um conjunto LFP de 80 kWh, capaz de entregar até 450 km de autonomia no ciclo chinês CLTC e suportar recargas ultrarrápidas — de 30% a 80% em cerca de dez minutos.
Especialistas se questionam se a bateria seria capaz de sustentar de forma consistente a potência anunciada.
Em termos de design, o U9 Track Edition mantém a base do modelo padrão, com aprimoramentos aerodinâmicos, como asa traseira ajustável eletronicamente, rodas de 20 polegadas e uso de fibra de carbono para reduzir peso.
Com essas características, o supercarro se posiciona como uma aposta da BYD para marcar presença em um segmento de alta performance dominado por marcas europeias.