Chega de papel: etiquetas eletrônicas pretendem revolucionar mercado com velocidade e segurança
Tecnologia da Toledo do Brasil facilita a vida de consumidores e empreendedores reduzindo o uso de papel e promovendo melhor organização
Expor os preços dos produtos nas gôndolas, eliminando discrepâncias entre os valores que estão aparecendo na hora do pagamento e os que são mostrados aos clientes na loja, nunca foi tão fácil e seria a realização de um sonho para muitos consumidores.
Acontece que esse sonho já é realidade e se tornou uma solução que privilegia ao mesmo tempo, não só consumidores, mas também empreendedores e o meio ambiente.
Desenvolvida pela Toledo do Brasil, em parceria com a Pricer, essa ferramenta de precificação eletrônica possui características únicas e promete revolucionar os arcaicos modelos baseados em papel presentes atualmente no mercado.
A etiqueta eletrônica consiste em pequenos dispositivos com display luminoso e digital que exibem informações sobre determinado produto, de acordo com a necessidade de cada estabelecimento. Ela expõem o código de barras, a descrição do item, o preço correspondente e imagens podendo, inclusive, se comunicar com o celular do consumidor.
A variação diária de preços é um dos principais desafios enfrentados pelos varejistas. De acordo com Daniel Carioni, Gestor de Marketing da Toledo do Brasil, as etiquetas eletrônicas solucionam essa demanda, promovendo mais confiança aos negócios e economizando tempo. “Além disso, é mais eficiente que as rotulagens em papel, melhorando a experiência dos clientes com preços precisos e confiáveis”, afirma.
Por meio do sistema eletrônico, é possível realizar a troca de preços de até três mil produtos por minuto. “A solução se encaixa perfeitamente nas operações da loja, aumentando a produtividade e simplificando as estratégias de preços”, explica Carioni.
Tecnologia privilegia o meio ambiente e o consumidor
Por dispensar o uso de papel, as etiquetas eletrônicas são grandes aliadas na preservação do meio ambiente, além de reduzir erros operacionais, o custo com mão de obra e melhorar a organização dos produtos.
“Com a possibilidade de escolher layouts dinâmicos e configuráveis, de acordo com a categoria de preço do produto, a etiquetagem eletrônica também ajuda os clientes a encontrarem promoções, incentivando ações no momento certo, no ponto de venda, através de um flash luminoso”, ressalta Carioni.
Com bateria interna de altíssima durabilidade, a etiqueta eletrônica pode também expor dois ou mais produtos e preços, diferenciando atacado e varejo, cliente regular e fidelidade, entre outros.
“A plataforma é composta por um um sistema de hardware e software completos, que combinam a comunicação sem fio e é, inclusive, aberta a tecnologias de terceiros”, conta Carioni. “Isso possibilita a integração com sistemas computacionais ou de retaguarda, permitindo a flexibilidade necessária para antecipar e superar os desafios do varejo no dia a dia”, finaliza.