Como manter a intimidade depois de um bebê

Vida sexual e até os pequenos gestos de carinho entre o casal costumam ficar em segundo plano

Por Superela
11/11/2019 11:11

Entre todas as transformações que o casal atravessa ao longo do casamento, a vinda de um filho com certeza é a maior delas.

A chegada de um bebê marca o início de mais uma etapa da vida a dois, repleta de novas experiências, sensações e descobertas. Tanto a mulher quanto o homem ganham novas funções, mãe e pai, e também novas responsabilidades.

Porém, para quem já passou ou está prestes a passar por esta fase, sabe que além das alegrias, as dificuldades vêm inclusas no pacote: noites sem dormir, fraldas e mais fraldas para trocas, horários bagunçados, despesas a mais e aquele cansaço extremo que derruba até a mais resistente das guerreiras.

Toda a rotina muda para acomodar as necessidades do bebê e ele vira o foco da casa, principalmente se for o primeiro filho, já que há inexperiência dos pais em relação a alguns cuidados.

No entanto, não é apenas as questões do lar que sofrem com essas mudanças drásticas envolvidas ao nascimento do filho. O próprio relacionamento passa por várias mudanças, que nem sempre são boas.

As mudanças na intimidade depois de um bebê

Falta de tempo e cansaço mudam a relação no casamento
Falta de tempo e cansaço mudam a relação no casamento - Baby Center

Ausência de liberdade, carência de afeto, perda de interesse e cansaço excessivo são alguns dos exemplos que o casal tende a enfrentar com a nova fase e que por tantas vezes geram conflitos na relação.

A primeira grande transformação que afeta o relacionamento após a chegada do filho é a falta de tempo, tanto para o outro, quanto para si mesmo.

Nos primeiros meses, o bebê depende totalmente dos pais e a dedicação para ele é quase de 24h por dia, o que provoca fadiga e aborrecimento, que muitas vezes acaba sendo descontado – mesmo que sem intenção – no cônjuge.

Outro fator que também costuma prejudicar a relação é a falta de atenção para a vida a dois. Com o cansaço e as obrigações diárias, os cuidados excessivos com a criança, o entusiasmo com o parceiro e a intimidade diminuem, causando ciúmes e levando a desentendimentos.

Os momentos com o amado tornam-se cada vez mais escassos, a vida sexual fica para segundo plano e até os pequenos gestos de carinho, como assistir um filme juntos ou até mesmo conversar sobre algo interessante, vão diminuindo.

Por essas e outras razões, não é à toa quando dizem que a prova de fogo para qualquer casal é manter a intimidade depois de um bebê feliz e sempre aceso.

Com tantas mudanças desestimulantes que a rotina com um bebê costumam trazer, a tarefa de recuperar a magia do relacionamento de volta aparenta ser mais complicada do que realmente é.

Como reacender a atração no casamento

Continue lendo aqui: Como manter a intimidade depois de um bebê

Texto escrito por Gabriela Pimenta e publicado no Superela