Como trocar o óleo da máquina de costura em 5 minutos
Passo a passo: como trocar o óleo da máquina de costura industrial
A manutenção preventiva é o segredo para que sua máquina de costura industrial dure muitos anos sem dar dor de cabeça. A troca de óleo não serve apenas para lubrificar, mas também para limpar as impurezas internas que podem travar o mecanismo e interromper sua produção no meio de um trabalho importante.

Sinais claros de que passou da hora de trocar
Muitas costureiras esperam a máquina fazer um barulho estranho para lembrar do óleo, mas o ideal é não deixar chegar a esse ponto. O fluido lubrificante perde a viscosidade com o tempo e deixa de proteger as peças metálicas contra o atrito.
Fique atento a estes indicativos visuais e temporais para realizar a substituição no momento certo:
- Cor do óleo: Se estiver amarelo escuro ou marrom, ele já oxidou e perdeu as propriedades. O óleo bom deve ser transparente ou bem clarinho.
- Nível baixo: Verifique o visor (High/Low). Se estiver abaixo do mínimo, complete ou troque se já for antigo.
- Tempo de uso: Mesmo que você costure pouco, a recomendação geral é trocar a cada 6 meses, pois o óleo vence.
- Sujeira no cárter: Acúmulo de fiapos e resíduos no fundo do reservatório exige uma limpeza completa imediata.
Preparação dos materiais e segurança
Antes de começar, desligue a máquina da tomada para evitar acidentes. Você vai precisar de uma chave de fenda adequada para o parafuso do dreno, uma garrafa PET cortada ou recipiente para recolher o óleo velho e panos limpos que não soltem fiapos.
Ter o óleo correto em mãos também é fundamental. Prefira óleos minerais específicos para máquinas de costura industriais, que são mais finos e garantem a refrigeração correta do cabeçote em alta rotação.
Abaixo um vídeo do canal Fashion Maq Máquinas e Acessórios no YouTube, onde é demonstrado o local exato do parafuso de drenagem e como fazer o abastecimento sem sujeira.
O processo de limpeza e erros comuns
Ao soltar o parafuso e deixar o óleo velho escorrer, aproveite para inclinar a máquina e limpar todo o cárter (a bandeja de óleo). É essencial remover a “lama” de fiapos que se forma e limpar o ímã que coleta as limalhas de ferro, pois isso impede o entupimento da bomba.
Na hora de colocar o óleo novo, muita gente comete excessos achando que “quanto mais, melhor”. Veja na tabela abaixo como equilibrar essa manutenção para não gerar novos problemas:
| Ação na Manutenção | Consequência do Erro | Forma Correta |
|---|---|---|
| Encher até a borda | Vazamento de óleo nas roupas e na mesa | Respeitar a marcação “High” (Alto) do visor |
| Ignorar o filtro | Bomba entupida e superaquecimento | Verificar e limpar o filtro de sucção |
| Apenas completar o nível | Mistura de óleo novo com velho (contaminação) | Drenar tudo e colocar carga nova |

Teste final: garantindo a circulação
Depois de fechar o dreno e abastecer até o nível indicado, ligue a máquina e pise no acelerador com o calcador levantado (ou costure um retalho). Observe o visor de fluxo de óleo que geralmente fica no topo da máquina.
Se você vir um jato de óleo batendo no visor transparente, significa que a bomba está puxando o lubrificante corretamente e distribuindo para todo o sistema. Se o óleo não subir, desligue imediatamente e verifique se o filtro está encaixado ou se há obstruções, pois trabalhar “a seco” pode fundir o motor.