O que significa a cor de uma pulseira quando você é levado a um pronto-socorro de hospital?
Sistema de classificação indica o grau de gravidade do caso envolvendo Marçal
Atingindo por uma cadeira durante o debate ocorrido na TV Cultura, na noite do último domingo, 15, o candidato à prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal (PRTB) foi levado ao Hospital Sírio-Libanês.
Em suas redes sociais, o coach compartilhou um vídeo dentro de uma ambulância enquanto era levado ao centro de atendimento na região central da capital paulista.
No entanto, apesar da suposta urgência sugerida nos conteúdos divulgados repetidamente, Marçal usava apenas uma pulseira verde no hospital, indicando que o seu caso, apesar de todo o circo, era considerado “pouco urgente”.
O que significa a cor da pulseira usada no hospital?
Conforme informações do governo federal, o sistema de classificação de risco é utilizado em hospitais para avaliar a gravidade do estado de saúde do paciente e determinar a necessidade de atendimento prioritário.
No Brasil, é comum o uso do Protocolo de Manchester, que classifica os pacientes por cores. Elas podem variar desde o vermelho (emergência) até o azul (não urgente). Ou seja, a cor verde, atribuída a Marçal, é a segunda menos grave na escala.
- Emergencial: cor vermelha
- Muito urgente: cor laranja
- Urgente: cor amarela
- Pouco urgente: cor verde
- Não urgente: cor azul
Esse tipo de classificação é amplamente adotado em hospitais e clínicas particulares ao redor do mundo. A decisão sobre a cor é baseada em fatores como dor, sinais vitais, pressão arterial e outros sintomas do paciente.
Segundo o boletim médico, Marçal foi admitido após sofrer um traumatismo no lado direito do tórax e no punho direito, sem complicações maiores. Após ser avaliado pelas equipes de clínica geral e ortopedia, ele foi liberado e já recebeu alta.