Deixar o feijão de molho com algumas rodelas de limão pode fazer milagres na sua saúde
Técnica pode ser usada em lentilhas, grão-de-bico, soja e milho
Você sabia que deixar o feijão de molho vai muito além de deixar ele mais macio? Isso porque esse simples passo tem um papel importante na remoção de um antinutriente natural presente nos grãos.
Só a água já é capaz de ajudar, mas, ao acrescentar limão ao processo, o efeito é potencializado.
A nutricionista Jordana Cunha explica que a maioria dos grãos e sementes contém ácido fítico (ou fitato), uma substância que pode reduzir a absorção de minerais e proteínas essenciais para a nossa saúde.
- 6 dicas eficientes para aliviar o intestino preso e melhorar a evacuação
- 6 dicas eficazes para liberar seu intestino preso
- Como uma bacia de água no quarto pode fazer a diferença no tempo seco
- 3 truques simples e fáceis para evitar gases ao consumir feijão
Por que deixar o feijão de molho com limão?
Ao deixar o feijão de molho, esse ácido fítico é neutralizado, preservando o valor nutricional dos grãos. “Isso facilita a absorção dos nutrientes e também melhora a digestão, diminuindo a formação de gases indesejados”, afirma.
Essa técnica pode ser aplicada a outros grãos, como lentilhas, grão-de-bico, soja e milho, entre outros. Quem já segue esse método garante que, além de mais nutritivo, o feijão fica mais claro, mais macio e cozinha em menos da metade do tempo.
Como deixar o feijão de molho?
O processo é simples: cubra os grãos com água filtrada e adicione algumas rodelas ou gotas de limão. A proporção ideal é usar duas partes de água para cada parte de feijão e cerca de uma colher de sopa de limão para cada medida de água.
Quanto tempo deixar de molho?
Para reduzir a quantidade de fitatos, o tempo mínimo de demolho é de 7 horas, podendo chegar a 12. Durante esse período, é importante trocar a água pelo menos três vezes para remover a espuma branca que se forma, responsável pela produção de gases.
Essa troca de água ajuda a reduzir ainda mais a concentração dos fitatos nos grãos.
Após o tempo de molho, basta descartar a água, enxaguar o feijão e colocá-lo para cozinhar. Simples, nutritivo e eficiente!