Detran oferece 1.000 vagas para tirar a carteira de motorista de graça

A CNH é fundamental para muitos empregos que exigem esta qualificação

26/08/2025 13:00

O Governo do Rio Grande do Norte abriu nesta terça-feira (26) mil vagas gratuitas para o programa CNH Popular, direcionado à população de baixa renda. As inscrições iniciaram ao meio-dia no site do Detran-RN.

Esta ação permite que os beneficiários obtenham a primeira habilitação ou mudem de categoria sem custo. As isenções incluem taxas, exames e autoescola, relevantes ao considerar que a emissão da CNH custa em média R$ 2 mil.

Para se candidatar, é necessário estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) ou participar de programas como o Bolsa Família. Além disso, deve-se comprovar residência no Rio Grande do Norte, ser alfabetizado e não ter impedimentos judiciais relacionados ao trânsito.

O programa visa facilitar o acesso à CNH e promover capacitação profissional, essencial para inclusão no mercado de trabalho.

O programa visa facilitar o acesso à CNH
O programa visa facilitar o acesso à CNH - Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Isenções

Os candidatos têm isenção de todas as taxas de habilitação. Isto cobre exames clínicos e psicológicos, além dos custos com licença de aprendizagem e emissão da CNH.

Os interessados precisam apresentar RG, CPF e comprovante de endereço no estado. A iniciativa faz parte de um esforço estadual mais amplo, sustentado por um investimento de R$ 1,67 milhão.

Inscrição

As inscrições são exclusivamente virtuais, o que amplia o alcance para todos os interessados. Os candidatos devem ser maiores de 18 anos e não possuir habilitação anterior. O programa CNH Popular reflete um modelo adotado em várias partes do Brasil.

A CNH é fundamental para muitos empregos que exigem esta qualificação. O projeto visa não só capacitar novos motoristas, mas também fomentar a segurança no trânsito.