Embratur viola direitos autorais e deve mudar campanha
Artista francês que criou a fonte tipográfica disse que ela não pode ser usada comercialmente; Embratur admitiu o erro
A campanha “Brazil: Visit and love us” (“Brasil, visite e nos ame”, em português), lançada neste mês pela Embratur, foi cercada de polêmicas e, no fim, terá que ser retirada. A fonte tipográfica criada pelo artista Benoit Sjöholm não pode ser usada comercialmente sem autorização. O órgão reconheceu o erro e mudará a campanha.
“Estou muito surpreso com essa notícia”, disse Sjöholm ao G1. “Isto é, de fato, neste caso, uma violação de direitos autorais.”
Conotação sexual e “Z”
Em nota divulgada na terça-feira, 23, o Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur) pediu a retirada da campanha. Além de o nome do país ter sido escrito “z”, grafia abolida há décadas como respeito ao Brasil, a frase tem conotação sexual.
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“O slogan, como foi apresentado, sugere conotação sexual já que, na língua inglesa, o verbo amar pode significar um ato sexual se vier junto com o pronome errado, como no caso dessa marca que usa o pronome ‘us’ e não o ‘it'”, argumenta a nota.