Entenda por que você sente quando alguém te encara fixamente
Já se sentiu observado e depois confirmou sua suspeita? Conheça as explicações científicas por trás da sensação de quando alguém nos encara
Provavelmente, em algum momento, você já experimentou a sensação de estar em um lugar e, de repente, sente que alguém está te observando. Ao se virar, descobre que não estava enganado — alguém realmente está te encarando.
Esse fenômeno é chamado de escopaestesia, e embora envolva uma mistura de neurobiologia e psicologia, ainda é um tema debatido entre os cientistas.
O que é a escopaestesia?
A escopaestesia é o termo usado para descrever a sensação de estar sendo observado, mesmo sem ver ou ouvir a pessoa.
- Estudo aponta relação do autismo com cordão umbilical
- Onde explorar a riquíssima gastronomia portuguesa em Lisboa?
- Mais do que tempero, alecrim é eficiente para memória e muito mais
- Autismo: saiba motivo que leva ao aumento expressivo de casos da doença
Ela parece ser uma experiência comum, mas a pergunta que muitos cientistas se fazem é: será que realmente possuímos a habilidade de sentir quando alguém nos olha? A resposta, até o momento, não é definitiva.
O britânico Rupert Sheldrake foi um dos primeiros a estudar essa possibilidade. Ele conduziu uma série de experimentos e concluiu que as pessoas pareciam adivinhar corretamente se estavam sendo observadas com uma taxa mais alta do que o esperado, sugerindo que talvez houvesse algo de especial em nossa capacidade de perceber olhares.
No entanto, outros cientistas que analisaram seus experimentos, chegaram a uma conclusão diferente. Eles apontaram que os resultados de Sheldrake poderiam ser explicados por erros na organização de seus testes, já que padrões específicos se repetiam e os participantes poderiam ter aprendido a reconhecer esses padrões, influenciando suas respostas.
Independentemente do debate, há fatores que ajudam a entender a escopaestesia. Um deles é a atenção exógena, um sistema de alerta que o cérebro utiliza para reagir automaticamente a estímulos repentinos ou mudanças em nosso ambiente, como o movimento dos olhos de alguém. Isso pode ser suficiente para ativar a sensação de que estamos sendo observados.
A visão periférica está envolvida?
Outro fator que pode explicar a escopaestesia é a visão periférica, que é a capacidade de perceber objetos e movimentos fora do centro do campo de visão. Embora não seja tão precisa quanto a visão central, ela é excelente para detectar mudanças no ambiente.
Assim, se alguém ao nosso redor move os olhos ou vira a cabeça para nos observar, mesmo que não possamos perceber conscientemente, nossa visão periférica pode captar esses movimentos e, consequentemente, enviar um alerta ao cérebro de que estamos sendo observados.
Somos o centro das atenções?
Muitas vezes, quando nos sentimos observados, podemos estar sendo influenciados por um fenômeno psicológico conhecido como efeito holofote.
Esse efeito faz com que acreditemos que todos ao nosso redor estão prestando atenção em nós, especialmente em situações desconfortáveis ou novas.
Além disso, a sensação de ser observado pode estar relacionada a um viés psicológico conhecido como viés de confirmação. Nesse caso, tendemos a perceber ou lembrar de informações que confirmam aquilo que já acreditamos. Ou seja, se você acha que alguém está te observando, seu cérebro vai se concentrar em qualquer pequeno gesto ou movimento que confirme essa percepção.
Se você já teve a experiência de sentir que estava sendo observado e se confirmou, é possível que seu cérebro tenha condicionado essa resposta para situações futuras.
Paranoia em casos específicos
Em casos mais extremos, essa sensação de estar sendo observado pode estar relacionada a sintomas de paranoia, especialmente em pessoas com ansiedade ou insegurança social.
Nessas situações, a pessoa pode interpretar qualquer gesto ou movimento como uma prova de que está sendo vigiada ou julgada, o que intensifica a sensação de estar sendo observada.
No entanto, não se preocupe, pois sentir-se observado de vez em quando não significa que você esteja paranoico.