Estas são as 10 cidades mais feias do Brasil, segundo o ChatGPT; você concorda?

A ferramenta pondera, no entanto, que o rótulo de “feia” pode estar associado a problemas de urbanização desordenada, poluição e falta de infraestrutura

27/09/2024 19:01

Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, a integra a lista das cidades mais feias do Brasil  – iStock/Leoaraujo7
Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, a integra a lista das cidades mais feias do Brasil  – iStock/Leoaraujo7 - Getty Images/iStockphoto

Recentemente, o site Meteored, projeto internacional especializado em meteorologia, listou via ChatGPT as cidades mais “feias” do Brasil.

O resultado foi uma lista de cidades que frequentemente figuram em rankings negativos. Normalmente, esses locais são criticados por questões como urbanização desordenada, poluição, falta de infraestrutura e de preservação histórica, o que impacta diretamente na percepção estética.

Vale lembrar, no entanto, que a lista é puramente subjetiva, uma vez que o conceito de beleza está associado a distintos aspectos em suas cidades, e isso de forma alguma diminui a importância cultural ou a qualidade de vida desses lugares. 

As 10 cidades mais feias do Brasil, de acordo com  a Inteligência Artificial:

1. Cubatão (SP)

Marcada por um passado de poluição industrial que lhe rendeu o apelido de “Vale da Morte” nos anos 80, Cubatão, no estado de São Paulo, tem se reinventado. Nos últimos anos, avanços ambientais significativos foram conquistados, e a cidade tem apostado em projetos de mobilidade urbana, construção de unidades habitacionais, além de melhorias em áreas de lazer e saúde.

2. Duque de Caxias (RJ)

No estado do Rio de Janeiro, a cidade de Duque de Caxias é frequentemente criticada por sua urbanização desordenada, especialmente nas áreas periféricas, onde a infraestrutura é deficiente.

3. São João de Meriti (RJ)

Conhecida por ser uma das cidades mais densamente povoadas do Rio de Janeiro, São João de Meriti lida com sérios problemas de infraestrutura, como saneamento precário, posicionando-a entre as piores do país em rankings nacionais.

4. Belford Roxo (RJ)

Também na Baixada Fluminense, Belford Roxo é alvo de críticas devido à falta de planejamento urbano. A precariedade na infraestrutura impacta diretamente a qualidade de vida dos seus moradores, especialmente no setor de saneamento básico e nas condições das escolas públicas.

5. Guaíba (RS)

No Rio Grande do Sul, Guaíba enfrenta desafios relacionados à poluição industrial. Além disso, a cidade sofre com problemas de mobilidade urbana, o que afeta o cotidiano de seus habitantes.

6. Contagem (MG)

Cidade fortemente industrializada em Minas Gerais, Contagem é criticada pela poluição e pelo caótico planejamento urbano. Problemas nos setores de saúde e transporte público são frequentemente mencionados em estudos recentes.

7. Ananindeua (PA)

Segundo município mais populoso do Pará, Ananindeua completou 80 anos de emancipação em 2024. Apesar de seu crescimento, enfrenta desafios relacionados à urbanização desordenada. A cidade, no entanto, tem investido em infraestrutura para melhorar a qualidade de vida de seus moradores.

8. Mesquita (RJ)

Localizada na Baixada Fluminense, Mesquita é frequentemente lembrada pelos problemas de urbanização descontrolada e falta de infraestrutura. Um dos maiores desafios da cidade é a ausência de saneamento básico para a maioria da população, mas projetos já estão sendo desenvolvidos para mudar esse cenário.

9. Itaquaquecetuba (SP)

Com infraestrutura insuficiente para sua população crescente, Itaquaquecetuba, em São Paulo, enfrenta sérios desafios urbanos, especialmente nas áreas de saúde e educação, além da necessidade de obras para prevenir enchentes.

10. Carapicuíba (SP)

Densamente povoada, Carapicuíba, na Grande São Paulo, enfrenta problemas de urbanização e trânsito caótico. A cidade também sofre com a falta de planejamento urbano, o que prejudica a qualidade de vida dos seus habitantes.

Em resumo, cada uma dessas cidades tem seus desafios urbanos e estéticos, mas isso não apaga sua importância cultural, histórica e social. A percepção da beleza varia, e muitos aspectos positivos podem ser encontrados em cada um desses lugares.
 
https://catracalivre.com.br/viagem-livre/rio-e-sao-paulo-estao-entre-as-20-cidades-mais-perigosas-para-turistas-no-mundo-veja-ranking-completo/