Estes são os 5 países mais seguros do mundo, segundo relatório do Índice Global da Paz
Em meio ao caos, cinco países emergem como refúgios de paz
No momento em que você lê este texto, 56 guerras impactam a vida de milhões de pessoas em 92 países num cenário mundial cada vez mais fragmentado e potencialmente catastrófico.
À beira de uma nova era de turbulências, em 2024 o mundo vive o maior número de conflitos desde o final da Segunda Guerra Mundial.
É o que indica o relatório anual do Índice Global da Paz (GPI), elaborado pelo Institute for Economics and Peace, que indica: nunca antes, desde 1945, o número de conflitos foi tão alto. E o impacto desses embates cruza fronteiras, com nações se envolvendo em guerras externas e contribuindo para uma crise internacional de segurança.
Contudo, em meio a esse caos, cinco países emergem como verdadeiros refúgios de paz e estabilidade.
Paz em meio ao caos: quais são os países mais seguros do mundo?
Mesmo diante de uma crescente escalada de conflitos, há países que conseguem preservar um ambiente seguro e pacífico. Islândia, Irlanda, Áustria, Nova Zelândia e Singapura figuram no topo do ranking do GPI como os mais seguros do mundo.
Essas nações mantêm uma rara combinação de estabilidade interna e diplomacia externa eficiente, distantes das turbulências que assolam o resto do globo.
Classificação dos países mais seguros do mundo:
1º – Islândia
2º – Irlanda
3º – Áustria
4º – Nova Zelândia
5º – Singapura
Enquanto o mundo parece ser consumido pela violência e pelo impacto devastador das guerras, alguns poucos países continuam sendo um exemplo de estabilidade, provando que, em meio à tempestade global, a paz ainda é possível.
Um barril de pólvora chamado Brasil
Enquanto alguns países brilham no topo do índice de paz, o Brasil encontra-se em uma posição desconfortável: 131ª no ranking global, com um nível de paz considerado “baixo”. Na América do Sul, o Brasil aparece apenas na nona posição, atrás de nações como Equador, Bolívia e Argentina, que lidera o ranking regional.
Na América Latina, o Brasil só supera México, Venezuela e Colômbia, ambos classificados em posições ainda mais críticas no quesito segurança.