‘Estrela de Natal’: veja o alinhamento entre Júpiter e Saturno a olho nu
Fenômeno só poderá ser visto novamente daqui a 800 anos
Na noite desta segunda-feira, 21, será possível ver a olho nu no céu um fenômeno raro. Apelidado de “Estrela do Natal”, ele se dá pelo alinhamento entre Júpiter e Saturno, os dois maiores planetas do sistema solar. Será a maior aproximação visível entre eles desde a Idade Média.
De acordo com astrônomos, a última vez em que Júpiter e Saturno estiveram tão próximos foi em 1623. Mas o fenômeno da “Estrela do Natal”, mais similar ao que ocorrerá nesta segunda-feira, ocorreu no século 13, há quase 800 anos.
5 cursos gratuitos para aprender astronomia na internet
- Entenda por que o açaí pode ajudar no tratamento de esquizofrenia
- Como controlar o açúcar no sangue com chás naturais
- Quase 19% das pessoas que tiveram covid-19 têm sintomas persistentes
- Estudos fazem alerta contra utensílios de cozinha feitos de plástico preto
O “encontro” entre os planetas será visível de quase todos os lugares da Terra, após o pôr do sol. Como todo evento astronômico, sua visibilidade dependerá das condições climáticas. Devido à sua luminosidade, pode ser visto sem binóculo ou telescópio.
Ao G1, Felipe Navarete, pesquisador do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP (IAG-USP), explicou que devemos olhar em direção ao pôr do sol. “Logo depois do pôr do sol, a gente vê um pouco mais acima do horizonte. Fica mais visível num horizonte mais limpo”, disse.
A olho nu, quem observar o céu conseguirá ver um “disco duplo”, como descrevem os astrônomos. Quem tiver um telescópio, conseguirá ver até mesmo os anéis de Saturno e os cinturões de Júpiter, uma vez que ambos os astros estarão mais próximos da Terra também.