Evino promove aula online gratuita sobre vinhos rosés
O evento acontece na quarta-feira, 23, a partir das 19h30, e abordará as curiosidades, produção nacional e mundial e harmonização com indicações de pratos
A Evino promove uma aula online gratuita sobre vinhos rosés. Na ocasião, o sommelier Vinícius Santiago explica a produção no Brasil e no mundo, principais regiões e rótulos em destaque, traz curiosidades, dicas de harmonização e desmistifica alguns tabus que envolvem os vinhos rosés. O evento acontece na próxima quarta-feira (23), a partir das 19h30, com transmissão ao vivo no canal do YouTube do e-commerce. Não será necessário fazer inscrição.
Famoso pelo frescor e versatilidade, o vinho rosé é uma excelente opção para ser consumido em dias quentes. “Durante o verão, os rosés se destacam por serem mais leves e refrescantes do que os tintos, que possuem altos níveis de taninos e por isso aumentam a sensação de calor”, afirma Santiago.
De acordo com dados da Evino, os estados que consumiram mais vinho rosé que a média, em 2021, foram São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Santa Catarina e Pernambuco. Nes tes estados, os rosés representam uma fatia de 6% do total de garrafas de vinho vendidas (contra 10% do branco e 84% do tinto).
- Rota do vinho em São Roque, interior de SP, está conquistando os turistas
- 4 experiências imperdíveis para quem ama vinhos pertinho de São Paulo
- IFSP abre vagas em curso gratuito de sommelier de vinhos
- Maremonti e vinícola Castorani apresentam nova linha de vinhos exclusivos
E para acompanhar a aula, o sommelier da Evino selecionou seis rótulos do catálogo do e-commerce e seis pratos, para você harmonizar e tornar a experiência ainda mais completa, confira:
Indicações para dias quentes:
Echeverria Pinot Noir Rosé 2018: a Pinot Noir é conhecida por sua delicadeza e elegância. A versão rosé não poderia ser diferente. Neste rótulo, da vinícola Viña Echeverría, espere encontrar um vinho de acidez refrescante, que oferece toques frutados na boca e no nariz, com notas de morango e pêssego branco. “Nossa sugestão é harmonizar com saladas e salmão grelhado”, afirma Santiago.
Songe en Mer Vin Rosé 2019: uma verdadeira viagem pelo Velho Mundo, Songe en Mer Vin é um vinho rosé francês que conquista desde o primeiro contato com a garrafa, que possui um design inovador. Possui um leque aromático que vai de frutas vermelhas a flores, além de um sabor delicado, redondo, equilibrado e muito refrescante. “Para se deliciar com este vinho, recomendamos a harmonização com salmão grelhado, ceviches e canapés”, sugere o sommelier da Evino.
Vivid Rosé: este vinho é a cara do verão, inclusive sua proposta é que seja consumido com gelo na taça. Feito com Tempranillo, Merlot e Syrah, o Vivid Rosé apresenta notas intensas de framboesa. “É um rosé delicioso que enche de vida e cor os dias quentes do ano. Combina com sashimis, queijos leves e sobremesas como torta de morango.”
Indicações para dias frios:
Rosa Reale Negroamaro Rosato 2019: assinado pela consagrada vinícola Angelo Rocca e Figli Srl, a versão rosé da linha Reale apresenta uma verdadeira explosão de aromas e sabores. É um vinho 100% produzido com a tradicional uva Negroamaro. O rótulo se destaca pelas notas intensas de frutas vermelhas e especiarias. Combina com caldo de frango e carne suína assada.
Tormaresca Calafuria Salento 2018: tormaresca é aquele tipo de vinho que já conquista desde a garrafa. Estamos falando de um rosé que proporciona uma verdadeira experiência sensorial. Feito com a uva Negroamaro, este rosé apresenta frescor, equilíbrio e intensidade de sabor, podendo ser consumido em dias mais frios. De coloração intensa, apresenta notas de cereja, toranja e rosas. Combina com camarão na moranga e risoto de filé mignon.
Montelvini Collezione Promosso Spumante Rosé Brut: segundo a vinícola Montelvini, “vinho é parte da família” e não à toa que são mais de 130 anos de tradição e elegância, transmitidas de geração em geração. Este rótulo nos traz um espumante rosé cheio de vida, com notas de pêssego e morango fresco. “Especialmente, harmoniza com tábua de embutidos e queijos”, finaliza Santiago.