Frente fria promete bater recordes em 8 capitais do país; SP registra mínima de 8ºC
Semana termina sob o domínio do inverno antecipado, segundo a meteorologia

Prepare os casacos, as mantas e o chocolate quente: uma potente frente fria está cruzando o Brasil e promete derrubar os termômetros como ainda não se viu em 2025. A previsão, segundo meteorologistas, é que ao menos oito capitais brasileiras registrem as menores temperaturas do ano nos próximos dias. E o frio chega com força: há até chance de neve em partes do Sul.
Termômetros em queda livre
As cidades de Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Campo Grande, Cuiabá, Rio Branco e Porto Velho serão os lugares mais atingidos pelas baixas temperaturas. Se as previsões se confirmarem, todas essas capitais devem quebrar seus recordes de temperatura mínima do ano.
Veja as estimativas:
- Porto Alegre: entre 7°C e 9°C (recorde anterior: 9,2°C)
- Florianópolis: entre 9°C e 11°C (recorde: 12,4°C)
- Curitiba: entre 2°C e 4°C (recorde: 9,5°C)
- São Paulo: entre 8°C e 10°C (recorde: 13,3°C)
- Campo Grande: entre 4°C e 6°C (recorde: 13,8°C)
- Cuiabá: entre 11°C e 13°C (recorde: 19°C)
- Rio Branco: entre 14°C e 16°C (recorde: 20,4°C)
- Porto Velho: entre 18°C e 20°C (recorde: 23°C)
O ápice da onda gelada deve ocorrer entre a madrugada de sexta-feira, 30, as primeiras horas de sábado, 31, quando os termômetros devem atingir seus menores números. As manhãs prometem ser especialmente frias.
Região Sul no centro do gelo — e da neve?
O Sul do Brasil já começou a sentir os efeitos da frente fria nesta quarta-feira, 28, com temperaturas baixas e possibilidade de geada. Mas o destaque pode ser ainda mais cinematográfico: neve.

A chegada de um ciclone extratropical nas imediações do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, somada ao ar úmido e congelante, pode criar as condições ideais para a queda de neve entre a noite desta quarta e a manhã de quinta. Cidades serranas como Gramado, Canela e Caxias do Sul estão no radar dos flocos.
Friagem também atinge o Norte
Sim, até o Norte do país sentirá o impacto. Estados como Rondônia, sul do Amazonas e Acre devem experimentar a chamada friagem — um fenômeno típico da região, causado pela infiltração de ar polar, e que provoca quedas bruscas de temperatura, mesmo em áreas tradicionalmente quentes.
Impacto gradual em outras regiões
A frente fria começou a avançar na terça-feira, 27, pelo Sul, e a partir de quarta deve atingir o Sudeste e o Centro-Oeste. São Paulo, Mato Grosso do Sul, parte de Mato Grosso, Rondônia, Acre e até o sul do Amazonas devem sentir o ar polar com mais intensidade a partir de quinta-feira, 29.
Nas capitais Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória, Goiânia e Brasília, a previsão é de frio mais ameno — o suficiente para tirar o agasalho do armário, mas não o bastante para bater recordes.
Em 48 horas, temperatura cai 10ºC em SP
A aproximação de uma frente fria a partir da tarde desta quarta-feira, 28, deve aumentar a nebulosidade em São Paulo, mas sem previsão de chuva, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE).
Na quinta-feira, 29, os termômetros devem registrar queda acentuada. A máxima prevista é de 19ºC — cerca de 10ºC abaixo dos dias anteriores. A madrugada começa com céu encoberto e possibilidade de chuviscos, com mínima estimada em 11ºC, conforme dados da plataforma Meteoblue.
A sexta-feira, 30, promete ser ainda mais fria, com temperaturas variando entre 9ºC e 18ºC. Já no fim de semana, a previsão indica uma leve recuperação, com máxima próxima dos 22ºC.
Alerta ligado
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) já emitiu dois alertas de “perigo” para o declínio de temperatura, com possibilidade de queda de até 5°C em estados do Centro-Sul
- O primeiro aviso vale entre os dias 28 e 29 de maio para regiões do Sul, Centro-Oeste e parte do Sudeste.
- O segundo cobre o período de 29 a 30 de maio e inclui também o Norte do país.
Vale lembrar: esses alertas do Inmet se concentram nos fenômenos climáticos. Já os riscos diretos à população — como enchentes — são monitorados por outro órgão, o Cemaden.
Este, por sua vez, também emitiu avisos para algumas cidades do Amazonas e do Rio Grande do Sul, onde há risco de alagamentos por conta das chuvas persistentes.
Seja com geada, seja com neve ou aquele vento cortante logo cedo, a semana termina sob o domínio do inverno antecipado. É hora de reforçar a coberta e acompanhar os avisos meteorológicos — o frio chegou com vontade.
Ama frio? Conheça 5 lugares ideais para curtir as baixas temperaturas do inverno em São Paulo
Quando o termômetro começa a cair e os casacos voltam a sair do armário, tem gente que já começa a planejar o próximo destino para aproveitar as baixas temperaturas.
O estado de São Paulo reserva experiências aconchegantes, charmosas e com aquele clima de montanha que combina perfeitamente com o inverno. Entre Serra da Mantiqueira, Mata atlântica e até vinhedos, dá para encontrar opções que agradam desde casais em busca de refúgio romântico até famílias querendo se aquecer com fondue e lareira.