Homem é criticado após pedir a mão da namorada no dia da formatura

Suposta atitude machista do rapaz levantou debate entre sociólogas nas redes sociais

24/07/2019 15:39

Um romântico pedido de casamento abriu para uma grande discussão sobre machismo nas redes sociais, após um grupo de feministas expor a opinião a respeito de um rapaz que se declarou para a namorada no dia de sua formatura.

Ao pedir Agné Ba em casamento no momento em que ela recebia seu diploma de mestre em Linguística na Universidade de Essex, o lituano Edgaras Averbuchas foi duramente criticado por não respeitar o momento ímpar na vida da amada.

Rapaz pediu a namorada em casamento no momento em que ela recebia diploma de mestre na universidade
Rapaz pediu a namorada em casamento no momento em que ela recebia diploma de mestre na universidade - Reprodução/Facebook

No vídeo, compartilhado por ele no Facebook com a legenda “O melhor momento da minha vida”, abriu a seguinte questão: até que ponto o homem quis declarar seu amor pela moça?

Para algumas feministas famosas do Reino Unido essa foi uma demonstração de que ele quis “roubar” os holofotes da agora noiva. A socióloga Jana Bacevic, por exemplo, disse:

“Imagine ser um homem se sentindo tão ameaçado pelo sucesso intelectual de uma mulher que você ‘precisa’ forçá-la a assumir um compromisso com você justamente no dia em que ela está sendo celebrada por seu intelecto. Ah, espera. Isso é 99,9% dos homens”.

Outros nomes como a organizadora da Marcha das Mulheres de Londres, Aisha Ali-Khan, e de Rebecca Reid, editora da revista Grazia concordaram com a opinião de Jana. Elas acreditam também que o noivo escolheu o pior momento para fazer o pedido: um em que ela não teria como dizer “não”, na frente de centenas de pessoas. E você, o que achou da atitude do rapaz?

Assista ao momento do vídeo:

https://www.facebook.com/edgaras.chichin/videos/2603843429649178/