A maneira correta de limpar o chuveiro quando estiver entupido
A limpeza regular é fundamental para garantir um funcionamento adequado e evitar entupimentos
Um chuveiro com saídas de água entupidas pode transformar um banho relaxante em uma experiência frustrante.
No entanto, a boa notícia é que a limpeza do chuveiro é um processo simples que pode ser feito regularmente para evitar problemas.
Como limpar meu chuveiro?
Antes de iniciar o processo de limpeza, é fundamental desligar a energia elétrica do chuveiro. Essa medida é importante para garantir a sua segurança.
- Aprenda a usar essas 6 técnicas e tenha sua casa sempre muito perfumada
- 5 plantas que afastam as baratas de sua casa e como cuidar delas
- Estudo revela descoberta inesperada sobre escovas de dentes e chuveiros
- 3 motivos para você usar água quente para limpar o chão e nunca mais ter a casa suja
Caso você more em um prédio e não tenha uma chave geral em seu apartamento, consulte o síndico para saber se é possível desligar a energia. Com a energia desligada, siga os seguintes passos:
- Limpeza externa: utilize uma esponja e detergente neutro para limpar a parte externa do chuveiro. Essa tarefa, embora simples, muitas vezes é esquecida e deve ser realizada a cada três meses.
- Limpeza do espalhador: para limpar os furinhos do espalhador, recomenda-se o uso de uma escova, como uma escova de dentes. Essa escovação ajuda a remover a sujeira acumulada nos orifícios, permitindo que a água flua adequadamente.
- Teste: após a limpeza, aguarde um tempo antes de ligá-lo novamente, permitindo que a água encha adequadamente para evitar danos à resistência.
O que fazer se o chuveiro estiver entupido?
O entupimento das saídas de água é um problema comum que muitos enfrentam. É comum encontrar dicas na internet, como submergir o espalhador em água e vinagre. No entanto, essa prática não é recomendada por especialistas.
O uso de vinagre pode causar corrosão nas partes metálicas do objeto, devido à presença de ácido acético.
A melhor maneira de desobstruir os furos é, de fato, escovar o espalhador com uma escova de cerdas firmes. Para chuveiros com bicos de borracha, você pode apertar os bicos para empurrar a sujeira para fora.
E se o problema persistir?
Caso continue entupido mesmo após a limpeza, o problema pode não estar no chuveiro em si, mas sim na caixa d’água. A sujeira acumulada nessa parte pode ser a responsável por obstruir as saídas de água.
Para evitar essa situação, recomenda-se realizar a limpeza da caixa d’água pelo menos duas vezes ao ano. Isso não apenas melhora a qualidade da água, mas também prolonga a vida útil do produto.