Governo divulga 7 marcas de café com lotes impróprios para consumo
As apreensões de lotes de cafés fazem parte do Programa Nacional de Prevenção e Combate à Fraude e Clandestinidade em Produtos de Origem Vegetal
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) alertou sobre sete marcas de café torrado que foram desclassificadas após testes que identificaram irregularidades nos produtos.
A análise revelou a presença de matérias estranhas e impurezas acima dos limites permitidos, tornando os lotes impróprios para consumo.
O que são matérias estranhas e impurezas?
Segundo o Mapa, as matérias estranhas referem-se a partículas ou detritos que não têm relação com o café, como grãos de outras espécies vegetais, areia, pedras, torrões e outros elementos estranhos ao produto.
- 3 cidades além de San Andrés e Cartagena para conhecer na Colômbia
- Por que conhecer a São Petersburgo de Dostoiévski?
- As 3 melhores praias de Cabo Frio que ninguém te conta
- Fazer xixi em pé ou sentado? Saiba o que é melhor para a saúde dos homens
Já as impurezas são elementos provenientes diretamente do cafeeiro, como cascas e paus, que também não são considerados adequados para consumo.
O que fazer caso tenha comprado esses produtos?
O Mapa orienta os consumidores que adquiriram café de qualquer uma das marcas mencionadas a interromper imediatamente o consumo do produto.
Os consumidores também devem procurar a substituição dos produtos de acordo com o Código de Defesa do Consumidor. O órgão irá determinar o recolhimento dos produtos impróprios.
Além disso, o consumidor pode fazer denúncias pelo canal Fala.BR, fornecendo informações sobre o local da compra.
Quais são as marcas de café desclassificadas?
As marcas que tiveram seus produtos reprovados nos testes, segundo divulgado pelo Mapa, são: