Morre a jornalista Glória Maria, no Rio de Janeiro
A morte da repórter, ícone da TV, foi informada em nota pela TV Globo na manhã desta quinta-feira, 2
A jornalista Glória Maria morreu no Rio de Janeiro nesta quinta-feira, 2.
A morte da repórter foi informada em nota pela TV Globo, emissora pela qual ela exercia a profissão de jornalista desde o início dos anos 1970.
“Em 2019, Glória foi diagnosticada com um câncer de pulmão, tratado com sucesso com imunoterapia. Sofreu metástase no cérebro, tratada em cirurgia, também com êxito inicialmente”, diz o texto.
- Após infarto, jornalista José Roberto Burnier revela o que salvou sua vida
- 20 clássicos da ‘Sessão da Tarde’ para assistir hoje na Netflix
- Morre Michael Gambon, ator de Dumbledore em ‘Harry Potter’
- Reportagem com bota de cano alto fez jornalista descobrir doença
“Em meados do ano passado, Glória Maria começou uma nova fase do tratamento para combater novas metástases cerebrais que, infelizmente, deixou de fazer efeito nos últimos dias, e Glória morreu esta manhã, no Hospital Copa Star, na Zona Sul do Rio”, finaliza.
Glória se tornou um ícone da televisão brasileira, pois foi pioneira inúmeras vezes. Marcou época sendo a primeira repórter negra da TV, também foi a primeira a entrar ao vivo no Jornal Nacional e inaugurou a era das cores e da alta definição no Brasil.
Além de levar os telespectadores, através da telinha, para conhecer mais de 100 países em suas reportagens.
Glória Maria estava afastada da TV
Em 2022, Glória precisou colocar um dreno no pulmão por conta de uma sequela da covid-19. Já em dezembro do mesmo ano, a jornalista, que apresentava o “Globo Repórter” ao lado de Sandra Annenberg, tirou licença médica para cuidar da saúde.
Na ocasião, a Globo informou, por meio de um comunicado, que a apresentadora daria prosseguimento a um tratamento de saúde e que retornaria ao programa neste ano: “Glória Maria está dando prosseguimento a uma nova etapa de seu tratamento, prevista já há alguns meses. Ela está bem, em casa, com previsão de retorno ao trabalho em 2023.”
Do que Glória Maria morreu?
A jornalista e apresentadora, que estava afastada da Globo há meses, fazia um tratamento contra metástases cerebrais.
Em 2019, Glória foi diagnosticada com um câncer de pulmão, tratado com sucesso com imunoterapia. Porém, ela sofreu metástase no cérebro. Inicialmente a cirurgia também com êxito inicialmente, mas novas metástases apareceram depois.
O termo metástase refere-se ao câncer que se espalhou do tumor original (primário) para órgãos distantes ou linfonodos distantes. No caso de tumores cerebrais, ocorre quando o tumor solta pequenos fragmentos microscópicos, que através da corrente sanguínea, se implantam no cérebro.
Em outras palavras, uma metástase cerebral é um tumor que não nasceu no cérebro, mas se estabeleceu ali. Saiba mais sobre o câncer que vitimou Glória Maria.
Famosos lamentam a morte da jornalista
Nas redes sociais e na TV, famosos, políticos e jornalistas lamentaram a morte de Glória Maria. Ana Maria Braga, Lázaro Ramos, Taís Araújo, Gerson Camarotti, André Janones, Rashid, Anielle Franco, Erika Hilton, Fafá de Belém e Silvio Almeida foram alguns dos nomes que prestaram homenagens. Confira aqui.
O colega Heraldo Pereira se emocionou e não conteve as lágrimas ao falar da morte de Glória Maria, na manhã desta quinta-feira, 2, durante o encerramento do Bom Dia Brasil. Assista aqui.
Quem são as duas filhas de Glória Maria?
A jornalista e apresentadora Glória Maria deixa duas filhas adolescentes. A repórter conheceu as meninas durante um trabalho voluntário na Bahia, em 2009.
Ícone da televisão, a jornalista era mãe de Maria, de 15 anos, e Laura, de 14. Irmãs biológicas, as duas foram adotadas pela repórter durante um período sabático em Salvador.
Em solo baiano, ela passou cerca de três meses ajudando um abrigo para órfãos, onde conheceu as meninas.
Na ocasião, Glória Maria mudou até de estado para estar mais perto das crianças durante o processo de adoção, que durou 11 meses. Até então, Maria tinha quase 1 ano, e Laura tinha apenas 22 dias de vida. Conheça as meninas aqui.
Quem foram os namorados da vida de Glória Maria?
Mulher livre e discreta, a vida amorosa de Glória Maria teve de casamento secreto até relações simultâneas, mesmo isso sendo um mistério para o público até pouco tempo atrás. A jornalista já havia falado em entrevistas recentes sobre sua vida particular.
Romance internacional, crushes brasileiros e até mesmo 5 namoros ao mesmo tempo. Veja o que se sabe sobre os namorados que Glória Maria já teve.
Por que idade de Glória Maria sempre foi um mistério?
Sabe-se que Glória Maria celebrava seu aniversário em 15 de agosto, mas ela nunca revelou, oficialmente, seu ano de nascimento, o que tornou a idade um mistério.
Lembrada pelas inúmeras reportagens, memoráveis entrevistas e coberturas, viagens internacionais e também pelos memes, Glória Maria não gostava quando o assunto era idade: “Divulgar minha idade não faz parte dos meus interesses”, ressaltou ao jornal Agora S. Paulo uma vez.
Entenda aqui por que surgiu o mistério com a idade de Glória Maria.
Ela foi a primeira no Brasil a usar Lei Afonso Arinos
Glória Maria foi a primeira pessoa a utilizar a Lei Afonso Arinos, a primeira contra o racismo no Brasil, sancionada em 1951, que tornava a discriminação racial uma contravenção penal.
Glória foi a primeira repórter negra no Brasil e se tornou um ícone da televisão brasileira.
Usuária assídua do Instagram, em 2019, a jornalista compartilhou com os seguidores que, em 1970, foi impedida de entrar em um hotel, no Rio de Janeiro, pelo próprio gerente.
Durante um especial da TV Globo, Glória Maria também relembrou o momento e disse que tinha orgulho de ter sido a primeira no país a usar a lei. Confira aqui.