Morre aos 72 anos Robbie Coltrane, o Hagrid de ‘Harry Potter’
O ator estava internado e enfrentava problemas de saúde nos últimos anos
O ator escocês Robbie Coltrane, que ficou internacionalmente conhecido por interpretar Hagrid na saga “Harry Potter“, morreu aos 72 anos. Segundo o Deadline, que informou sobre a morte, o ator estava internado no hospital próximo de sua casa em Larbert, na Escócia. Ele enfrentava problemas de saúde nos últimos anos.
Coltrane, uma das estrelas da saga Harry Potter, interpretou o guarda-caça de Hogwarts, Rubeus Hagrid, nos filmes. Ele desfrutou de enorme popularidade por trás do papel como meio gigante meio bruxo.
Além da saga Harry Potter, Coltrane também esteve na TV como o psicólogo forense Dr. Edward ‘Fitz’ Coltrane na série de “TV Cracker”, pelo qual chegou a ganhar três prêmios consecutivos de melhor ator no BAFTA, uma honra só igualada por outro ator, Michael Gambon.
- Cinemark fará maratona de ‘Harry Potter’ com a reexibição dos três primeiros filmes
- Morre Michael Gambon, ator de Dumbledore em ‘Harry Potter’
- 7 histórias de Harry Potter que podem estar na série
- Ator de ‘Nova York contra o crime’, Austin Majors morre aos 27 anos
Nascido no dia 30 de março de 1950 em Glasgow, na Escócia, Anthony Robert McMillan era formado em artes visuais. Mas, não conseguiu trabalhar na área e passou a se apresentar como comediante stand-up em Edimburgo.
Quando iniciou a carreira de ator, adotou o nome artístico Robbie Coltrane em homenagem ao saxofonista John Coltrane. Alguns de seus primeiros trabalhos no ramo foram o filme “Flash Gordon” (1980), e as séries “Keep It in the Family” (1980) e “Blackadder” (1983). Nessa época, Coltrane admitiu ter problemas com alcoolismo e até ameaçou bater no jornalista Piers Morgan dentro de um bar.
Nos anos 90, ele conseguiu seus primeiros créditos de protagonista, em “Freiras em Fuga” (1990) e “Querem Matar o Papa” (1991). Foi aí que começou a ter mais visibilidade nos Estados Unidos, o que permitiu que fizesse papeis como o agente da KGB Valentin Dmitrovich Zukovsky em “007 contra GoldenEye” (1995) e “007 – O Mundo não é o Bastante” (1999).
Ele foi casado com a escultora Rhona Gemmell entre 1999 e 2003 e os dois tiveram dois filhos.