Morre no Rio, aos 98 anos, a atriz Ruth de Souza
Atriz foi pioneira da TV brasileira e a primeira negra a atuar no Theatro Municipal do Rio
A atriz Ruth de Souza morreu neste domingo, 28, aos 98 anos no Rio de Janeiro. Ela estava internada no hospital Copa D’Or, na zona sul da cidade, que confirmou o falecimento, sem dar mais detalhes.
Segundo informações do jornal “Extra”, ela estava internada desde o início da última semana com pneumonia.
O último trabalho da atriz foi neste ano, na TV Globo, na minissérie “Se Eu Fechar os Olhos Agora”. Também neste ano, foi homenageada no Carnaval pela escola do grupo A Acadêmicos de Santa Cruz.
- Já ouviu falar de transplante de sobrancelha? Veja curiosidades sobre o procedimento
- Como reconhecer a deficiência de vitamina K e seus efeitos no corpo?
- Atletas de final de semana: 5 principais fatores que podem levar à artrose do joelho
- Carnes processadas elevam risco de hipertensão, mostra estudo brasileiro
Ruth foi a primeira mulher negra a se apresentar do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, abrindo caminho para muitos outros artistas negros. Também foi a primeira atriz brasileira a ser indicada a um prêmio internacional de cinema, o Leão de Ouro do Festival de Veneza de 1954.
Nascida em 12 de maio de 1921, ela teve uma longa carreira nos palcos, no cinema e na TV, onde foi uma das pioneiras. Passou pelas TVs Tupi, Excelsior, Record e Globo.
Em 1968, participou de “Passo dos Ventos”, novela de Janete Clair em que interpretava Tuiá, uma mulher sábia que tinha antepassados escravos haitianos. Entre outras novelas, também atuou em “O Grito” (1975). Ainda foi destaque na tela grande em filmes como “Sinhá Moça”, de 1953, filme que teve boa repercussão no Festival de Veneza.