NASA lança missão para investigar existência de vida em Júpiter
A viagem até Júpiter levará aproximadamente cinco anos
A NASA deu mais um passo importante em sua busca por sinais de vida no espaço ao lançar a sonda Europa Clipper rumo a Júpiter.
A espaçonave decolou na última segunda-feira, 14, às 13h06 (horário de Brasília), com uma missão ambiciosa: investigar a lua Europa, que abriga um vasto oceano subterrâneo, escondido sob uma crosta de gelo em Júpiter.
Essa é a maior nave espacial já construída pela agência para explorar outro planeta. O principal foco da missão é determinar se a lua Europa, com seu oceano oculto, apresenta condições favoráveis à vida. “O objetivo central é descobrir se Europa tem o que é preciso para sustentar vida”, declarou a NASA em comunicado oficial.
- Você sabia que estes temperos podem reduzir o risco de Alzheimer e melhorar a sua memória?
- O que é Aposta 1×2? Guia do mercado de apostas
- Estudo aponta relação do autismo com cordão umbilical
- Onde explorar a riquíssima gastronomia portuguesa em Lisboa?
Existe vida em Júpiter?
Missões anteriores já indicaram que, sob a camada de gelo de Europa, há um oceano salgado, que contém mais água do que todos os mares da Terra juntos. Além da presença de água, os cientistas acreditam que Europa pode abrigar compostos orgânicos e fontes de energia, ingredientes essenciais para a vida como conhecemos.
A NASA aposta que, se a Europa Clipper confirmar que a lua é habitável, isso abrirá novas possibilidades para a existência de mundos potencialmente habitáveis, tanto dentro quanto fora do nosso sistema solar. “Isso pode expandir significativamente nossa visão sobre onde a vida pode existir”, acrescentou a agência.
A viagem até Júpiter levará aproximadamente cinco anos. Uma vez lá, a missão da Europa Clipper será realizada ao longo de quatro anos, durante os quais a espaçonave fará 49 sobrevoos da enigmática lua oceânica, em busca de respostas sobre suas profundezas e seu potencial para abrigar vida.
Liftoff of Europa Clipper!
The #EuropaClipper spacecraft lifted off at 12:06pm ET Oct. 14 from Launch Pad 39A aboard a SpaceX Falcon Heavy rocket.
The mission will help scientists better understand how life developed on Earth and the potential for finding life beyond our… pic.twitter.com/rzqbmqvyBh
— NASA’s Kennedy Space Center (@NASAKennedy) October 14, 2024