Neymar assinou contrato na cidade com mais mulheres no Brasil
Outras cidades também apresentam uma população majoritariamente feminina
Santos, localizada no estado de São Paulo, lidera como a cidade brasileira com a maior presença feminina, de acordo com o Censo Demográfico de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A cidade conta com 418.608 habitantes, sendo 54,68% de mulheres.
A cidade é sede do time de futebol de mesmo nome, o Santos, onde o jogador Neymar iniciou sua carreira e joga atualmente. Em junho deste ano, o atleta anunciou que continuaria na equipe.
Este levantamento foi concluído em agosto daquele ano e reflete uma tendência nacional, na qual existem aproximadamente seis milhões de mulheres a mais do que homens no país.
Além de Santos, outras cidades destacam-se. Salvador, na Bahia, tem 54,4% de sua população composta por mulheres. São Caetano do Sul, também em São Paulo, registra 54,32%.
Dinâmica populacional
Além das cidades líderes, Niterói no Rio de Janeiro e Aracaju em Sergipe possuem 54,19% e 54,11% de mulheres, respectivamente. Recife, em Pernambuco, conta com 54,09%.
Essa distribuição pode ser explicada por fatores habitacionais e de qualidade de vida que, segundo especialistas, influenciam a escolha de residências. A expectativa de vida, geralmente maior entre mulheres, também impacta esses números.
São Caetano do Sul se destaca não só pela proporção feminina, mas também por sua infraestrutura avançada e um alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que atraem uma população feminina significativa.
Fenômeno em outras capitais
Outras cidades como Olinda, Porto Alegre e Vitória também apresentam uma população majoritariamente feminina, embora com índices ligeiramente inferiores. As razões para essa tendência incluem melhores serviços e mais oportunidades de trabalho, que são atrativos mais fortes para mulheres.