Novo carro da Volkswagen é desenvolvido com IA

Novos modelos SUV da Wolkswagen serão integrados com IA que permite acesso rápido ao manual, buscas na internet e até informações sobre a saúde do carro

23/08/2025 13:30

A Volkswagen apresentou oficialmente no Brasil o Tera 2026, novo SUV que inaugura uma fase inédita da montadora: a chegada da inteligência artificial aos seus veículos. Produzido em Taubaté (SP), o modelo será exportado para mais de 20 países e integra a estratégia global da marca de lançar 17 novos carros até 2028.

O grande diferencial do Tera 2026 é o Otto, primeiro assistente virtual com inteligência artificial desenvolvido pela Volkswagen no Brasil, em parceria com a Accenture e a equipe da VW Tech.

O SUV que estreia a inteligência artificial Otto

O sistema Otto utiliza modelos de linguagem avançados (LLM), capazes de aprender e evoluir com os comandos dos usuários. A ativação é simples: basta dizer “Fala, Otto!”.

Integrado ao app Meu VW 2.0 e ao sistema multimídia VW Play Connect, o Otto fornecerá informações sobre manutenção, autonomia e saúde do veículo, além de acesso rápido ao manual, navegação e buscas na internet.

A tecnologia estará disponível a partir do segundo semestre de 2025, inicialmente nas versões Comfort e High, mediante assinatura.

O Tera chega em quatro versões principais — MPI, TSI, Comfort e High — com preços a partir de R$ 99.990. Todas contam com seis airbags, controles de estabilidade e tração, além de frenagem autônoma de emergência (AEB) com detecção de pedestres, item inédito entre SUVs compactos manuais.

Com design assinado por José Carlos Pavone, o modelo aposta em linhas robustas e iluminação full LED. Há ainda série especial Outfit The Town Edition, com acabamento exclusivo.

Ao unir inovação digital e engenharia nacional, o Volkswagen Tera 2026 inaugura um novo capítulo da mobilidade, no qual a inteligência artificial passa a ser protagonista dentro dos carros.