Piloto morre durante o voo e aeronave precisa fazer pouso de emergência
Capitão desmaiou no meio do percurso entre EUA e Turquia
Um voo da Turkish Airlines, que partiu de Seatle, nos Estados Unidos, com destino à cidade turca de Istambul, viveu momento de tensão durante o trajeto na manhã desta quarta-feira, 9.
Isso por que a aeronave precisou fazer um pouso de emergência aeroporto John F. Kennedy, em Nova York, depois que capitão da tripulação aérea morreu durante o voo.
O voo, identificado como 8JK e operado por um Airbus A350-900, aterrissou por volta das 6 horas da manhã, segundo a Administração Federal de Aviação (FAA), conforme informações divulgadas pelo jornal The Guardian.
Como o piloto morreu durante o voo?
Segundo relatos, o capitão desmaiou no meio do percurso e, apesar dos esforços da equipe de bordo, ele não pôde ser reanimado. Diante da emergência, o copiloto assumiu os controles e conduziu a aeronave com segurança até o pouso.
O comandante foi identificado como Ilcehin Pehlivan, de 59 anos, que trabalhava para a Turkish Airlines desde 2007. De acordo com a empresa, Pehlivan passou por exames médicos de rotina em março deste ano, sem que nenhum problema de saúde fosse detectado.
Empresa lamentou episódio nas redes sociais
Em nota, a Turkish Airlines se manifestou sobre o episódio: “Lamentamos profundamente a perda de nosso capitão e estendemos nossas mais sinceras condolências à família, amigos e colegas enlutados”, declarou a companhia.
Nas redes sociais, uma porta-voz da companhia revelou mais detalhes sobre o caso: “O capitão do nosso Airbus 350 (…) TK204 desmaiou durante o voo. Após uma tentativa frustrada de primeiros socorros, nossa cabine [composta por outros dois pilotos] decidiu fazer um pouso de emergência, mas nosso capitão perdeu a vida antes do pouso”.