Por que colocar garrafas de água na geladeira diminui sua conta de luz

Como economizar luz usando garrafas de água na geladeira

15/12/2025 20:36

Pode parecer conversa de doido ou simpatia antiga, mas manter a geladeira cheia — de forma estratégica — é uma das maneiras mais eficientes e baratas de reduzir o consumo de energia elétrica da sua casa. O grande vilão do consumo não é apenas o motor em si, mas o espaço vazio que permite que o ar frio escape com facilidade toda vez que você busca um lanche.

Para compreender esse truque, precisamos falar de física básica de um jeito simples
Para compreender esse truque, precisamos falar de física básica de um jeito simplesImagem gerada por inteligência artificial

Entenda o poder da massa térmica

Para compreender esse truque, precisamos falar de física básica de um jeito simples. O ar é péssimo em segurar temperatura; ele esquenta e esfria muito rápido. Já a água tem uma alta capacidade de reter o frio. Quando você coloca garrafas de água nos espaços vagos, você está criando “baterias de gelo” que ajudam a estabilizar o clima interno do eletrodoméstico.

Abaixo, veja uma comparação clara de como esses dois elementos se comportam dentro do seu refrigerador e por que substituir o “vazio” (ar) por “matéria” (água) faz tanta diferença no final do mês.

Elemento Comportamento Térmico Impacto no Motor
Ar (Espaço Vazio) Perde a temperatura instantaneamente ao abrir a porta. O motor liga toda hora para gelar o ar novo.
Água (Garrafas) Mantém o frio por horas, mesmo com oscilações. O motor descansa mais, pois a temperatura não sobe rápido.

O que acontece quando você abre a porta?

Toda vez que a porta da geladeira se abre, o ar frio, que é mais pesado e denso, “cai” para fora e dá lugar ao ar quente da cozinha. Se a sua geladeira está vazia, há muito ar para ser trocado, o que obriga o compressor a trabalhar com força total para resfriar tudo de novo assim que você fecha a porta.

Por outro lado, se os espaços estão ocupados por garrafas de água, existe fisicamente menos espaço para o ar quente entrar. Além disso, as garrafas geladas ajudam a resfriar rapidamente esse pouco ar novo que entrou, evitando que o termostato dispare o motor desnecessariamente. É uma ajuda mecânica para o sistema de refrigeração.

Benefícios para a conservação dos alimentos

Além da economia na conta de luz, essa estabilidade térmica é excelente para a comida. Em caso de queda de energia, por exemplo, uma geladeira cheia de garrafas de água consegue manter os alimentos frescos por muito mais tempo do que uma vazia, funcionando quase como um isopor ou caixa térmica.

Isso também evita oscilações bruscas de temperatura nos alimentos sensíveis, como laticínios e carnes, garantindo que eles durem mais. Basicamente, você transforma sua geladeira em um ambiente mais seguro e constante para tudo o que está guardado lá dentro.

Para compreender esse truque, precisamos falar de física básica de um jeito simples
Para compreender esse truque, precisamos falar de física básica de um jeito simplesImagem gerada por inteligência artificial

Cuidados na hora de organizar as garrafas

Apesar de ser uma técnica excelente, é preciso ter bom senso para não causar o efeito contrário. O ar frio precisa circular para gelar os alimentos, então jamais bloqueie as saídas de vento (geralmente no fundo ou nas laterais, dependendo do modelo) com as garrafas.

O ideal é preencher aqueles “buracos” nas prateleiras que nunca são usados, deixando sempre um pequeno espaço entre os itens. Assim, você garante a massa térmica necessária para economizar energia sem sufocar o sistema de ventilação do aparelho.