Bonita, mas traiçoeira: saiba por que não ter esta planta em casa de jeito nenhum

A dica é simples: antes de escolher a planta ideal para o seu espaço, leve em conta não só a aparência

30/05/2025 19:15

A dica é simples: antes de escolher a planta ideal para o seu espaço, leve em conta não só a aparência – iStock/Jack Holliday
A dica é simples: antes de escolher a planta ideal para o seu espaço, leve em conta não só a aparência – iStock/Jack Holliday - iStock/Jack Holliday

Quem nunca pensou em dar um toque verde à decoração com uma planta charmosa e resistente? Entre as tantas opções disponíveis, a hera inglesa (Hedera helix) costuma atrair os olhares por seu visual elegante e pela facilidade de cultivo. No entanto, essa belezinha esconde um lado menos encantador que pode comprometer o bem-estar do seu lar: ela é um verdadeiro ímã de pragas.

Apesar da fama de versátil e duradoura, essa trepadeira pode transformar a tranquilidade do ambiente em dor de cabeça. Isso porque seu crescimento acelerado e as folhas densas criam o cenário perfeito para a presença de aranhas, pulgões, ácaros e outras visitas indesejadas.

Por que não ter esta planta em casa? 

De acordo com uma pesquisa do Fire Effects Information System (FEIS), organização americana especializada em ecologia, o segredo está na própria estrutura da planta. Suas folhas criam sombras constantes e mantêm a umidade, favorecendo um microclima úmido e fresco — exatamente o tipo de ambiente onde insetos gostam de viver e se multiplicar.

Além disso, a hera inglesa exala compostos voláteis que funcionam como um chamariz para determinadas pragas. E tem mais: quando floresce, geralmente no fim do ano, a planta depende da polinização feita por insetos, especialmente moscas, já que abelhas e outros polinizadores estão menos ativos nesse período. Suas flores bissexuais e protândricas (quando o pólen amadurece antes do estigma) se tornam mais um atrativo para o mundo minúsculo dos insetos.

Se a ideia é ter plantas por perto sem transformar sua casa em abrigo para bichinhos indesejados, há alternativas seguras e igualmente belas – iStock/vladans
Se a ideia é ter plantas por perto sem transformar sua casa em abrigo para bichinhos indesejados, há alternativas seguras e igualmente belas – iStock/vladans - Getty Images

Quer uma casa verde, mas sem surpresas desagradáveis?

Se a ideia é ter plantas por perto sem transformar sua casa em abrigo para bichinhos indesejados, há alternativas seguras e igualmente belas. Espécies como a espada-de-são-jorge (Sansevieria trifasciata) e o lírio-da-paz (Spathiphyllum wallisii) não apenas decoram com estilo, mas também ajudam a purificar o ar e não criam ambiente propício para pragas.

A dica é simples: antes de escolher a planta ideal para o seu espaço, leve em conta não só a aparência, mas também o comportamento da espécie dentro de casa. Afinal, mais do que beleza, o conforto e a saúde do seu lar também merecem florescer.


Truque simples e natural ajuda a espantar formigas da cozinha sem uso de inseticidas 

Quem nunca se deparou com uma fileira de formigas circulando tranquilamente pela cozinha? Bastam algumas migalhas no chão, um pedaço de comida esquecido na pia ou restos no lixo para que esses pequenos insetos invadam o ambiente em busca de alimento. E quando encontram o que procuram, não demoram a se instalar.

Mas antes de recorrer aos inseticidas, que muitas vezes têm cheiro forte e podem ser tóxicos, existe uma alternativa caseira e segura que pode ajudar a manter as formigas longe: um truque simples, feito em duas etapas, que utiliza produtos acessíveis e naturais.