Quem é a boliviana eleita a melhor chef da América Latina?
Chef consagrada na capital boliviana coloca país no roteiro gastronômico internacional
A chef boliviana Marsia Taha Mohamed foi coroada a Melhor Chef Mulher da América Latina em 2024 pelo prestigiado Latin America’s 50 Best Restaurants, uma categoria do renomado The World’s 50 Best Restaurants, que destaca os maiores talentos gastronômicos da região.
Nascida na Bulgária, filha de pai palestino e mão boliviana, Marsia reúne uma trajetória marcada pela riqueza de suas raízes culturais. Foi no restaurante Gustu, em La Paz, onde assumiu a cozinha pela primeira vez em 2013.
Sabores da Bolívia
Sob sua liderança, o Gustu se firmou como um dos grandes nomes da gastronomia latino-americana, alcançando a 23ª posição entre os 50 melhores restaurantes da América Latina no ano passado. O estabelecimento é conhecido por sua celebração dos ingredientes típicos da Bolívia e seus sabores tradicionais.
Recentemente, Marsia decidiu seguir novos caminhos, deixando o Gustu para abrir seu próprio restaurante, o Arami, que significa “pedaço do paraíso” em guarani.
Situado no bairro de Achumani, em La Paz, o Arami será um reflexo da intensa pesquisa de Marsia em suas expedições por produtos, técnicas e tradições ancestrais da Amazônia boliviana. Seu objetivo é colocar as microrregiões da Bolívia – das montanhas andinas às profundezas da Amazônia – no mapa gastronômico mundial.
Ancestralidade da Amazônia boliviana
Além de seu trabalho na cozinha, Marsia é cofundadora do projeto Sabores Silvestres, uma iniciativa que visa preservar a biodiversidade e promover a valorização das tradições culinárias e da cultura gastronômica boliviana.
Ao receber a notícia do prêmio, a chef expressou sua gratidão à equipe da premiação, destacando: “Agradeço ao 50 Best por nos dar uma plataforma para reforçar a importância da inclusão e da preservação da nossa rica herança culinária.”
Força da mulher latina
Com a indicação, Marsia se torna a 11ª mulher a conquistar o título de Melhor Chef Mulher da América Latina, seguindo os passos de nomes consagrados como Janaína Torres, eleita no ano passado, e que também conquistou o prêmio de Melhor Chef do Mundo em 2024, além de outras grandes chefs como Manu Buffara, Narda Lepes, Pía León, Leonor Espinosa e Helena Rizzo.