Twitter passa a cobrar pela autenticação de dois fatores por SMS
Veja o que fazer se você possui este recurso para acessar a rede social
O Twitter anunciou na última quarta-feira, 15, que vai passar a cobrar o uso do sistema de autenticação de dois fatores (2FA) por SMS. A modalidade será exclusiva para assinantes do Blue, serviço por assinatura que permite acesso a funções diferenciadas e reduz a quantidade de anúncios exibidos.
De acordo com comunicado da empresa, usuários que possuem esse recurso de segurança ativado, mas não assinam o serviço pago da rede social, terão que desativá-lo até 20 de março de 2023. Contas gratuitas que nunca habilitaram a autenticação de dois fatores não poderão mais fazê-lo.
O serviço autenticação de dois fatores por SMS adiciona uma camada de segurança na hora de efetuar login ao exigir que o usuário insira seu número de telefone, receba um código via mensagem de texto e insira no campo adequado para acessar sua conta.
- WhatsApp terá login sem autenticação por SMS; veja como vai funcionar
- WhatsApp ganha novo recurso de segurança no aplicativo; veja o que muda
- Golpe da Portabilidade: saiba como proteger seu celular e redes sociais
- WhatsApp agora envia alertas de desastres da naturais; saiba como ativar
A empresa diz ainda no comunicado que foram observados casos em que a autenticação de dois fatores foi explorada por “atores mal-intencionados”, e por esse motivo, passará a ser um recurso exclusivo para assinantes do plano Blue, que custa R$ 42 por mês.
Atualmente o Twitter oferece três métodos de 2FA: mensagem de texto, aplicativo de autenticação e chave de segurança.
De acordo com o Twitter, apenas 2,6% dos usuários utilizam a autenticação de dois fatores, e do total, mais de 74% utilizavam o método por SMS.