Vanderley Santiago, irmão do pastor Valdemiro Santiago, morre de covid-19
O pastor anunciava que sua Igreja tinha sementes de feijão com poder de cura para a coivd-19
O bispo Vanderley Santiago, de 53 anos, irmão do pastor Valdemiro Santiago, da Igreja Mundial do Poder de Deus, morreu de covid-19 nesta segunda-feira, 28, em São Carlos, município do interior de São Paulo.
De acordo com informações da Prefeitura de São Carlos, Vanderley Santiago procurou atendimento no Centro de Triagem do Ginásio Milton Olaio Filho, no domingo, 27. Na segunda, foi transferido para a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do Santa Felícia, onde sofreu uma parada cardiorrespiratória e faleceu.
Ainda de acordo com a Prefeitura, ele estava infectado com o coronavírus e havia tomado a primeira dose da vacina contra covid-19, em 16 de junho.
- Entenda os sintomas da pressão alta e evite problemas cardíacos
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
- Escovar os dentes ajuda a prevenir grave doença, revela Harvard
O irmão de Vanderley, o pastor Valdemiro Santiago, é investigado pelo Ministério Público Federal (MPF) por estelionato após anunciar, em 2020, que a Igreja Mundial do Poder de Deus tinha sementes de feijão com supostos poderes de cura da covid-19, em valores predeterminados de R$ 100 a R$ 1.000.
De acordo com o MPF, oferecer feijões milagrosos contra covid-19 incide em prática abusiva da liberdade religiosa, por colocar em risco a saúde pública e induzir fiéis a comprarem um produto sem nenhuma eficácia comprovada.