Veja agora suas conversas que o Google gravou e como deletá-las
Uma “função” pouco conhecida da busca por voz do Google é que a ferramenta pode estar gravando as suas conversas há anos sem que você saiba, em particular se o seu celular é Android.
As gravações são feitas por uma função de busca de voz que é ativada toda vez que você fala “Ok, Google”. Por ser uma frase comum, ela é muitas vezes ativada por engano, e conversas sensíveis podem ter sido captadas sem o seu consentimento.
O Google afirma que as suas informações são privadas e nunca serão informadas a terceiros, mas não deixa de ser preocupante a quantidade de dados que a empresa possui, além da intimidade de conversas que o usuário não sabe que está sendo gravada.
- Casa inteligente: encontre máquina de lavar, geladeira, ar-condicionado e robô aspirador no precinho na Black Friday
- Uma Alexa para chamar de sua! Encontre assistentes virtuais com até 40% OFF
- Quer cuidar da saúde? Smartwatches da Redmi, da Amazfit e da Samsung têm desconto de até 55% no Esquenta Black Friday
- Cientistas sugerem que um sinal incomum na fala pode ser um sinal de diabetes
Mas existe uma forma de desligar as gravações. Na página do histórico de gravações você pode deletar elas individualmente ou escolher “excluir atividade por” e deletar desde tópicos individuais até por períodos ou todos os dados.
Para impedir novas gravações, é preciso desativar a assistente virtual e nunca fazer buscas por voz. Você pode fazer isso indo na mesma página em “controle de atividade” e desabilita “atividade de voz e áudio”. Quer saber se tem algum papo seu lá? Consulte a página de voz e áudio.