10 filmes franceses para assistir no Netflix

Cena de “Azul é a Cor Mais Quente”, destaque do cinema francês contemporâneo

Truffaut, Jean Renoir, Jean-Luc Godard e Brigitte Bardot. O cinema francês foi construído por grandes nomes e é um dos mais respeitos do mundo. Essa qualidade histórica permanece em evolução, com filmes contemporâneos queridos tanto pelo público quanto pela crítica. Um exemplo? “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain”, título quase unânime entre os cinéfilos.

Além de figurar quase sempre na lista de melhores filmes do Festival de Cannes, a produção francesa também tem tomado a dianteira em premiações mais populares fora do continente europer, como é o caso de “O Artista”, vencedor do Oscar em 2012.

Dentro deste cenário de grandes realizações, selecionamos dez filmes disponíveis noNetflix que merecem a sua atenção – para além dos já citados. Vale lembrar que a plataforma de streaming oferece acesso gratuito a todo o catálogo durante 30 dias.

1) “Azul é a Cor Mais Quente”

Adèle é uma garota de 15 anos que descobre, na cor azul dos cabelos de Emma, sua primeira paixão por outra mulher. Sem poder revelar a ninguém seus desejos, ela se entrega por completo a este amor secreto, enquanto trava uma guerra com sua família e com a moral vigente. Longa é baseado na graphic novel “Blue”, de Julie Maroh.

2) “O Artista”

Na Hollywood dos anos 20, George Valentin (Jean Dujardin) é uma das maiores estrelas do cinema mudo, participando de dezenas de aventuras ao lado de seu cão da raça Jack Russel Terrier. Inveja de muitos homens, ele lentamente começa a se defrontar com o ostracismo após a invenção e chegada do cinema falado, que tem um desastroso efeito na vida do astro. Enquanto sua amiga Peppy Miller ganha notoriedade com essas mudanças, Valentin é cada vez mais relegado ao esquecimento.

3) “Cópia Fiel”

O escritor de meia-idade James Miller (William Shimell) vai à Itália para promover uma palestra e receber um prêmio pelo seu mais recente livro, Copia Conforme. Na viagem, ele conhece uma misteriosa mulher (Juliette Binoche). Juntos, eles viajam pela região da Toscana e começam a se descobrir (ou redescobrir?). O original é melhor que a cópia? Qual a diferença deste casal para outros juntos há anos?

4) “Caché”

Georges Laurent é jornalista e apresentador em um programa literário de TV. Ele vive tranquilamente em uma casa em Paris, com a esposa Anne e o filho Pierrot. Porém, esta tranquilidade é quebrada no dia em que sua esposa recebe o primeiro vídeo anônimo e percebe que sua família é observada de forma anônima e perturbadora.

5) “A Delicadeza do Amor”

Em luto há três anos pela morte do marido, a francesa Nathalie (Audrey Tautou) é paquerada por Markus Lundl (François Damiens), um colega de trabalho sueco. Esse casal incomum embarca em uma jornada emocional, que suscita todo tipo de questões e hostilidade no trabalho.

Texto originalmente publicado na editoria Cinema, do portal Catraca Livre. Veja a lista completa de filmes na página do portal.