Curta-metragem investiga detalhes do ‘Monumento às Bandeiras’ em SP
“Monumento” é o nome do curta-metragem que se detém sobre uma das mais famosas esculturas de São Paulo: o Monumento às Bandeiras. Assinado pelo escultor ítalo-brasileiro Victor Brecheret traz a representação de diferentes grupos étnicos, rumo ao interior do país.
Filmada em preto e branco, a narrativa foi produzida em 2012, sob direção de Gregorio Graziosi e exibida em grandes festivais, como o Film Festival Locarno e o International Documentary Film Festival Amsterdam.
- Evento em SP traz um dia de Irlanda comemora St. Patrick’s Day
- Monumento às Bandeiras e estátua de Borba Gato são pichados em SP
- No aniversário de SP, conheça a história do Monumento às Bandeiras
O registro dos pormenores da obra, localizada na entrada do Parque Ibirapuera, vale ser visto em tela cheia e com o volume alto. O diretor combina detalhes sonoros, como som dos bandeirantes, cavalos e ruídos de trânsito – que trazem um novo significado à escultura.
Vale lembrar que cineasta Gregorio Graziosi está com trabalho novo na praça. Nesta quinta-feira, 13, estreia nos cinemas seu novo longa-metragem, “Obra”. Com estética semelhante ao curta, o filme foi realizado com a mesma equipe e traz Irandhir Santos (“Tropa de Elite 2”, “O Som ao Redor”) como protagonista.
Veja o trailer e a sinopse do filme logo abaixo:
Na populosa cidade de São Paulo, um jovem arquiteto envolvido na construção de seu primeiro grande projeto, testemunha a descoberta de um cemitério clandestino no terreno que pertence a seus ancestrais. Questionando seu passado e origens, ele entra em conflito com sua consciência, herança familiar e com a memória da cidade que retorna à superfície.