Entrevistas e shows históricos de Nina Simone estão disponíveis na web
Nina Simone (1933-2003) está de volta aos holofotes. E não é para menos. A diva da música americana e respeitada ativista da igualdade racial é retratada em um documentário chamado “What Happened, Miss Simone?”. Dirigido por Liz Garbus, o filme foi recebido sob elogios nos prestigiados festivais de cinema de Sundance, Berlim e “É Tudo Verdade”. No próximo dia 26, a produção estreia no site de filmes sob demanda Netflix (veja o trailer aqui).
Com cenas de shows, entrevistas e depoimentos de pessoas próximas à estrela, o documentário reverencia o talento e legado de Nina Simone sem esconder questões delicadas de sua trajetória, como o relacionamento opressivo com Andrew Stroud, detetive da polícia de Nova York que se tornou empresário da cantora ao longo de quase toda a sua carreira.
- Filmes, séries e documentários para quem AMA música
- Cinebiografia sobre a cantora Nina Simone é acusada de racismo
- Ouça na íntegra coletânea que homenageia Nina Simone
- Documentário que traça trajetória de Nina Simone estreia no Netflix
Vale ressaltar que “What Happened, Miss Simone?” não é o único motivo da agitação em torno da figura de Nina Simone. A chegada do documentário no Netflix será acompanhada pelo lançamento de um álbum tributo, com clássicos da diva, coproduzido por Lauryn Hill (veja os detalhes aqui). Aos ansiosos pelo filme, um aviso: é possível conferir diversos registros raros da cantora na web.
O canal Nina Simone no Vimeo disponibiliza vídeos de entrevistas para de TV, shows na íntegra, além de pequenos números musicais da arista. Selecionamos a seguir 5 vídeos que valem a pena conferir. Acompanhe:
“Nina: A Historical Perspective” – Lançado em 1968 ,no Reino Unido, este documentário breve foi dirigido, fotografado e editado por Peter Rodis. Nele, a cantora opina e expressa suas ideias sobre diferentes assuntos, incluindo liberdade, medo e paixão. O filme apresenta ainda cenas de apresentações ao vivo da artista.
O vídeo acima é um trecho legendado em português do documentário “Nina: A Historical Perspective” em que a diva fala sobre liberdade.
“Nina Simone – Live in Olympia 1968” – Nesta apresentação com banda, realizada em Paris, Nina interpreta canções que se tornariam clássicas, como “Ne Me Quitte Pas”, “To Love Somebody” e “Please Read Me”.
“Nina Simone – Live in Montreux 1976” – Um dos grandes momentos da carreira de Nina Simone, o show no Montreux Jazz Festival em 1976 traz a diva à vontade e interagindo com o público. Na ocasião, ela interpreta vários clássicos de sua carreira, incluindo “My Baby Just Cares for Me”, “I Loves You Porgy”, “Mississipi Goddam” e “Ne Me Quitte Pas”.
“Nina Simone – The Legend” – Lançado em 1992, este documentário produzido pela BBC reconta a vida de Nina Simone usando uma série de cenas raras à época. Com pouco menos de 1h, o registro foca na sua carreira musical, como estrela do jazz, soul, blues e gospel, além de seu ativismo no movimento negro dos EUA, ao lado de Malcolm X e Martin Luther King Jr.
“Nina Simone – Live in Brazil” – O vídeo traz o show completo da diva no Bourbon Street, em São Paulo, em 1997. O registro apresenta ainda trechos de entrevistas com a artista.