Nesta Sexta-Feira 13 relembre toda a série ‘Sexta-feira 13’

12/05/2016 18:33

A série “Sexta-Feira 13” é como seu vilão Jason Voorhees: ela nunca morre! São mais de 12 filmes (até agora) que definiram os pilares definidores do gênero de slasher. Veja a história de “Sexta Feira 13”.

Imagem de Jason, da série "Sexta-Feira 13"
Imagem de Jason, da série “Sexta-Feira 13”

1. “Sexta-Feira 13” (1980) – No filme original Jason só aparece em um momento e de relance, sendo que a assassina original no acampamento de Crystal Lake é a mãe dele! Vale para assistir nem que seja só pra ver o Kevin Bacon morrendo com uma flechada no pescoço. Disponível no Google Play e iTunes.

2. “Sexta-Feira 13 – Parte 2” (1981) – Cinco anos após os acontecimentos do primeiro filme, agora é Jason que dá as caras (e as facadas). O filme também expandiu a ideia de uma mitologia de Crystal Lake, que se tornaria um tema recorrente na série. Disponível no Google Play, Microsoft Store e iTunes.

3. “Sexta-Feira 13 – Parte 3” (1982) – O filme no qual Jason ganha sua patenteada máscara de hockey, e a série perde de vez os seus vestígios de seriedade. O filme segue de novo estudantes que, surpresa, resolvem acampar justo no quintal do Jason. Disponível no Google Play, PlayStation Store e Microsoft Store.

4. “Sexta-Feira 13 – Parte 4: O Capítulo Final” (1984) – Nem de longe “o capítulo final”. Talvez seja o melhor filme de entrada para quem quer conhecer a série, porque a história dos três filmes anteriores é explicada e seu final é mais fechado. Jason morreu com um machado na cabeça no filme anterior, mas logo está de volta à ativa caçando estudantes que acampam. Disponível no Google Play, PlayStation Store, Microsoft Store e iTunes.

5. “Sexta-Feira 13 – Parte 5: Um Novo Começo” (1985) – Não passou nem um ano e os produtores já lançaram outro filme após o suposto “capítulo final”. É a primeira tentativa fracassada dos produtores de assassinarem Jason. No filme, tudo é obra de um louco se fingindo de Jason. Disponível no Google Play, PlayStation Store, Microsoft Store, iTunes.

6. “Sexta-Feira 13 – Parte 6: Jason Vive” (1986) – Os produtores ressuscitam Jason, que agora é explicitamente sobrenatural, até se reavivando com eletricidade no melhor estilo monstro de Frankenstein. Disponível no Google Play, PlayStation Store e Microsoft Store.

Jason, da série "Sexta-Feira 13".
Jason, da série “Sexta-Feira 13”.

7. “Sexta-Feira 13 – Parte 7: A Matança Continua” (1988) – Jason agora enfrenta uma menina com poderes telecinéticos, veja você. No final, Jason é eletrecutado, queimado, recebe sofás voando na cara e até perde a máscara. É como se Jason estivesse enfrentando Carrie, a Estranha. Disponível no Netflix, Google Play, PlayStation Store, Microsoft Store, iTunes.

8. “Sexta-Feira 13 – Parte 8: Jason Ataca Nova York” (1989) – Surpresa, Jason é ressuscitado mais uma vez por um cabo elétrico submerso e vai para Nova York. Mas, sendo Jason, ele não vai lá pra fazer compras, mas sim para matar. Disponível no Google Play, PlayStation Store, Microsoft Store e iTunes.

9. “Jason Vai Para o Inferno: A Última Sexta-Feira” (1993) – Ahã, “última” sexta-feira. O filme já começa com Jason explodido por um pelotão do FBI. Mas aí ele possui o médico necrotério e recomeça a sequência de mortes, trocando de corpos injetando uma minhoca nas vítimas. Então tá. Não está disponível em serviços de streaming nacionais.

10. “Jason X” (2001) – Jason no espaço. Claro. Os restos do assassino em série são reanimados em uma estação espacial e ele faz o que faz melhor: matar a tripulação um por um. Não está disponível em serviços de streaming nacionais.

11. “Freddy vs. Jason” (2003) – Imagine os produtores em reunião tendo a ideia: filmes de Jason ou de Freddy Krueger não levantam mais muito público, mas e se a gente… Na “história”, Freddy possui Jason porque não consegue mais infectar os sonhos das pessoas. Mas logo os dois monstros se enfrentam no mano a mano. Disponível no iTunes.

12. “Sexta-Feira 13” (2009) – Depois que Jason já morreu de todas as formas, foi pra Manhattan, pro inferno e pro espaço, o que mais resta a ser feito? Um remake para começar a contar a história inteira de novo, é claro. Disponível na PlayStation Store.