Maquiagem reciclada vira tinta para aquarela
Estudante transforma pigmentos de sombras para os olhos em novas cores para pintar quadros
Do estojo de sombras para a paleta do pintor. A estudante Ameenah Begum, da Universidade de Sussex, no Reino Unido, teve a ideia de transformar a make para os olhos em novas cores de tinta para aquarela. Assim, ela criou a Cos Watercolours, maquiagem reciclada que dá um novo destino e utilidade para os pigmentos desse produto de beleza.
As tintas apresentam um “brilho cósmico”, afirma a jovem, porque têm aquele toque luminoso típico dos produtos de maquiagem.
Para produzir essa tinta, a sombra é triturada. Os pigmentos são tratados com uma solução de goma arábica, água destilada e ox gall, um produto usado como agente umectante de tintas para aquarela. Após 24 horas, o produto está pronto para utilização.
- Tirar cidadania italiana vai ficar mais cara em 2025; entenda
- Atividade física pode acrescentar até 5 anos à sua vida
- Como aliviar os sintomas de depressão com estes aromas
- Valle del Elqui: o paraíso chileno ensolarado que une natureza, vinhos e astroturismo
Clique aqui e conheça o projeto As Melhores Soluções Sustentáveis
A ideia pode ajudar a evitar que um grande volume de produtos de beleza vá para o lixo. Devido a regras de higiene e protocolos de procedimento, muitas lojas descartam itens de maquiagem que caíram e quebraram ou que já estão fora de linha, e, portanto, não são mais adequados para vender.
Ameenah decidiu trabalhar com produtos que seriam jogados fora ao perceber o quanto ela mesma comprava maquiagem. Em viagens, por exemplo, recorria a cosméticos descartáveis, em vez de levar o seu estojo de sempre.
Para a estudante, o tamanho da indústria da beleza e a velocidade com que ela cresce mundialmente requer que os produtos desse setor sejam mais sustentáveis. Exige ainda que as empresas vejam os benefícios de reduzir a quantidade de materiais enviados ao lixo. É uma proposta que se encaixa no conceito de economia circular e de upcycling, quando um material ganha nova utilidade e valor.
A Cos Watercolours foi apresentada em um evento de design de produtos da universidade e em uma exposição de novos designers em Londres.
Você pode acompanhar mais do trabalho da Ameenah no Instagram: @ameenahbydesign.
Leia também: Chinelos de borracha descartados se transformam em esculturas
Curadoria: engenheiro Bernardo Gradin, presidente da GranBio e especialista em soluções sustentáveis.