Mineiro cultiva horta na laje com 150 espécies de plantas

Informar

Máquinas caseiras transformam lixo plástico em negócio

Engenheiro e designer holandês disponibiliza na internet instruções para a fabricação de equipamentos que transformam os resíduos em objetos úteis

Por: Redação

Quer evitar que o lixo plástico contamine oceanos e aterros sanitários? Uma saída pode ser não mais jogar fora o que consumir desse material. Calma, não queremos que sua casa se torne um depósito de garrafas e outros utensílios feitos de matéria plástica: você pode, na verdade, transformar esses resíduos em objetos úteis. Como? Um engenheiro e designer holandês chamado Dave Hakkens pode ajudá-lo nesse sentido: ele inventou quatro máquinas para fazer a reciclagem caseira do plástico.

Faça seu próprio centro de reciclagem de plástico

Aprenda a fazer seu próprio centro de reciclagem de plástico. Curadoria: engenheiro Bernardo Gradin, especialista em soluções sustentáveis. Saiba mais: https://www.facebook.com/bernardogradin/

Hakkens se baseou em equipamentos industriais para desenvolver suas máquinas, que são menos complexas que aquelas que as inspiraram. Dessa forma, podem ser copiadas por quem queira passar a produzir itens de plástico reciclado, até mesmo como negócio.

Sim, copiadas, porque o objetivo do engenheiro holandês não é fabricá-las para a venda. Assim, ele disponibilizou em seu site desenhos técnicos, listas de materiais necessários e tutoriais em vídeo para o faça você mesmo de suas invenções. Hakkens, contudo, aceita doações para o projeto.

Clique aqui e conheça o projeto As Melhores Soluções Sustentáveis.

O lixo plástico pode se transformar em algo precioso com o uso das máquinas de Dave Hakkens
Crédito: Reprodução/davehakkens.nlO lixo plástico pode se transformar em algo precioso com o uso das máquinas de Dave Hakkens

As máquinas são modulares e de fácil reparo. Uma serve para triturar o material plástico, fazendo com que fique em pequenos pedaços; outra o submete à extrusão, criando uma linha fina que pode ser usada em uma impressora 3D; há ainda duas moldadoras, uma por injeção e outra por rotação.

A linha de maquinaria para transformar o lixo plástico em novos objetos foi batizada de Precious Plastic (plástico precioso). O adjetivo também serve para definir a iniciativa de Hakkens para ajudar na preservação do ambiente sem nem precisar sair de casa.

Leia também: Santos troca recicláveis por dinheiro

Curadoria: engenheiro Bernardo Gradin, presidente da GranBio e especialista em soluções sustentáveis.