Móveis de pallets dão o tom da reciclagem na decoração da casa
As peças feitas de estrados compõem camas, mesas, bancos, sofás, estantes, aparadores e outros itens do mobiliário
Estrados de madeira resistentes costumam ser muito usados no armazenamento e no transporte de produtos pelas empresas de varejo, caso dos supermercados. Mas, com uma boa dose de criatividade e algumas intervenções estéticas, essas estruturas podem se transformar, elas mesmas, nos próprios produtos comercializados por um negócio. É o que acontece, por exemplo, nas lojas de móveis de pallets.
E não pense que o aproveitamento dessas ripas na confecção de mobiliário dê origem a peças de beleza tão pálida quanto a dos próprios estrados. Muito pelo contrário: basta passar os olhos pelas criações da loja A Palleteria, especializada nesse tipo de produção, para perceber a variedade de cores e de usos que os pallets transformados em móveis podem ter.
E eles ocupam diversos cômodos – salas, quartos, cozinhas, escritórios –, nas formas de camas, cabeceiras, criados, estantes, revisteiros, mesas de centro, sofás, pufes, floreiras, nichos de parede, banquinhos, cachepôs, porta-lixeiras.
- Esses 5 alimentos podem cortar o risco de demência em 28%
- Como apostar na Liga Europa: Guia completo 2025
- Parkinson: sintomas e desafios além dos tremores
- 5 lugares no Nordeste para se sentir no paraíso
Alguns dos projetos também podem ser propositadamente mais rústicos, nos quais os pallets mantêm seu aspecto original – como em alguns modelos de cama.
Os móveis de pallets são uma boa mostra de que materiais reciclados podem ganhar usos bem diferentes de suas funções originais, ajudando a economizar recursos que seriam retirados da natureza para atender a determinada necessidade.
Helena Aliende, de 31 anos, sócia da Palleteria, cuja fábrica fica em Vargem Grande do Sul (SP), é formada em design de produto e conta que começou a fazer as peças para uso próprio e para presentear os amigos. “Em 2012, montei a página da loja na internet primeiramente como hobby, mas logo em seguida ela já virou negócio”, diz.
A maioria dos móveis comercializados pela marca são feitos sob encomenda. Os pallets são provenientes de um fornecedor que os compra de empresas de logística. Depois que chegam à fábrica em Vargem Grande, eles passam por um processo de limpeza que não envolve solventes.
Clique aqui e conheça o projeto As Melhores Soluções Sustentáveis.
“Ao realizar o acabamento dos móveis, também usamos opções de produto à base de água”, afirma Helena. “Procuramos utilizar o mínimo de poluentes, uma vez que somos adeptos do consumo consciente.”
Leia também: Móveis de papelão reciclado dobram como origami
Curadoria: engenheiro Bernardo Gradin, presidente da GranBio e especialista em soluções sustentáveis.