Informar

ONU convoca internautas para desafio de combate ao lixo plástico

Por: Redação |

O problema é de todos; afinal, o planeta inteiro está se afogando em resíduos de matéria plástica – 330 milhões de toneladas desse dejeto são produzidas diariamente. Que tal, então, aproveitar que estamos na semana do Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho) para fazer alguma coisa contra o lixo plástico?

A ONU (Organização das Nações Unidas) lançou o desafio: substituir seu uso em algum hábito do cotidiano por uma alternativa sustentável, e muitas celebridades já aderiram à proposta. A família brasileira Schürmann, conhecida por velejar ao redor do mundo, também entrou na onda e convocou três famosos brasileiros a empreender suas mudanças.

No vídeo acima, publicado pelos Schürmann no Facebook, eles anunciam que têm feito sua parte ao trocar as sacolas de plástico pelas reutilizáveis. Afinal, em suas andanças pelos mares globo afora, têm visualizado o estrago que o material provoca.

Ao final da gravação, convocam as atrizes Adriane Galisteu e Paloma Bernardi e Isabelle Nalu, estrela-mirim do programa Nalu pelo Mundo, do canal Multishow, a abandonar, em seu dia a dia, algum componente plástico que seja usado uma só vez e descartado em seguida.

Ao ser inicialmente encampada pela ONU, a campanha viralizou. Em sua versão brasileira, os participantes precisam tirar uma selfie ou gravar um vídeo mostrando a alternativa que escolheram para substituir o plástico e postar a foto ou a gravação nas redes sociais com as hashtags #AcabeComAPoluiçãoPlástica e #DiaMundialdoMeioAmbiente. Não se devem esquecer de mencionar também a @ONUMeioAmbiente.

Além disso, precisam marcar três amigos, ou pessoas famosas, ou ainda grandes corporações, que terão 24 horas para se engajar no desafio.

Nomes de impacto já aderiram, como Arnold Schwarzenegger, que prometeu largar mão das colheres de plástico, o músico Moby, que cortou as garrafas plásticas, e o ator e cantor britânico Tom Felton, de Harry Potter, que trocou os canudinhos tradicionais pelos de vidro e bambu.

Clique aqui e conheça o projeto As Melhores Soluções Sustentáveis.

A família Schürmann está engajada no combate ao lixo plástico

E você? Como pretende contribuir para reduzir a quantidade de lixo plástico no planeta? O desafio está lançado. Afinal, o problema é de todos.

Leia também: Novo esporte une prática da corrida à coleta de lixo

Curadoria: engenheiro Bernardo Gradin, presidente da GranBio e especialista em soluções sustentáveis.