Projeto calcula pegada hídrica do jeans
Realizado pela Vicunha e Ecoera, projeto vai medir quanto de água se consome no ciclo de vida desse produto e como reduzir seu uso
O jeans é um dos exemplos mais lembrados quando se fala em pegada hídrica (quanto de água se usa na produção de um produto).
Os números variam – e fala-se de 3.000 a 10.000 litros de água, no caso desta peça de vestimenta.
Para saber exatamente quanto se gasta de água na produção de um jeans, a Vicunha Têxtil e o Movimento Ecoera criaram o projeto Pegada Hídrica Vicunha.
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Lançado em novembro, trata-se de uma parceria da maior produtora de índigo e brim e do movimento que busca integrar moda, design e beleza à sustentabilidade.
O projeto terá uma métrica própria para analisar o consumo de água do jeans, desde o plantio do algodão até o momento do descarte.Além disso, buscará caminhos para reduzir o consumo desse recurso natural e formas de compensação.
Isso será feito por meio de projetos que promovam a conservação do solo e dos recursos hídricos e o combate ao desmatamento.
Também será pensada a criação de corredores de biodiversidade, entre outras possibilidades.
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O objetivo é promover a transparência, fortalecer a cadeia de moda e criar indicadores próprios de gestão sustentável da água.
A iniciativa tem como parceiros, ainda, a H2O Company, consultoria de gestão de recursos hídricos.
E a organização Iniciativa Verde, que busca contribuir para a melhoria dos serviços ambientais.
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