20 previsões para os próximos 20 anos

Por Cristina Luckner, da eduK

Que o mundo está mudando e está mudando rapidamente, você já percebeu. Mas, e como será daqui a 20 anos? Onde estaremos em termos de tecnologia, mudanças sociais e empreendedorismo?

É McFly, o futuro chegou em 2015. Agora é hora de olhar para os próximos 20 anos

A revista “Fast Company” conversou com o CEO da Ericsson Hans Vestberg e fez previsões para o futuro — o meu, o seu e o nosso. Segundo Vestberg, até 2030 a internet banda larga terá alcance mundial. Para ele, o advento da tecnologia de conexão móvel é tão poderosa quanto subestimada. “Ainda estamos no estágio inicial”, afirmou Vestberg à “Fast Company”. Ele acredita que essa tecnologia terá impacto nas áreas de assistência médica, educação, rede bancária, energia, manufatura e outras. “Nossa imaginação é o limite”, disse.

Adaptação será a palavra de ordem; estar preparado para mudanças e suas possibilidades tentadoras. Aprender e saber lidar com o novo, todos os dias, e, claro, sempre conectados à rede. Para apresentar suas previsões, a revista atualiza seu manifesto, publicado na primeira edição, há 20 anos: “Trabalho ainda é pessoal. Computador ainda é social. Conhecimento ainda é poder.”

Previsões para o futuro

1 – A velocidade vencerá
A renovação constante é personagem principal no palco de empresas como Amazon, Google e Netflix e todos os negócios deverão adotar esse ritmo. O Facebook é o melhor exemplo disso, já que espera que ideias e iniciativas sejam imperfeitas, e que deve trabalhar incansavelmente para desenvolvê-las.

2 – Mark Zuckerberg vai liderar
Aos 31 anos, ele se mantém perseverante em se desenvolver como homem de negócios e segue focado em aprender sempre. Essa característica, unida ao fato de seu patrimônio ser avaliado em US$ 30 bilhões e de ele estar no controle de uma empresa como o Facebook, garantem que ele será uma figura importante na cultura e na economia das próximas décadas.

O criador do Facebook será um dos líderes do futuro

3 – Malala vai educar
O que vem depois de se ganhar um Prêmio Nobel na adolescência? Malala Yousafzai responde à essa pergunta ao usar sua imagem para não só conscientizar as pessoas sobre a educação de meninas no mundo em desenvolvimento, mas também para orquestrar programas com impacto real. Essa geração vai redefinir nosso mundo. Malala é só o começo.

4 – Elon Musk vai inspirar
O empreendedor está à frente de companhias como Tesla, SpaceX e SolarCity — e ninguém duvida de sua capacidade de ter sucesso. O que importa é que as ideias dele — e seu exemplo — são forças catalisadoras para o progresso de uma das áreas mais complicadas de todos os tempos: mudança climática. O seu foco, é encontrar uma solução para esse problema.

A tecnologia promete estar cada vez mais presente em nosso dia a dia

5 – A tecnologia vai aprimorar a condição humana
A expectativa de vida cresce consistentemente no mundo e, ainda que histórias de ficcção científica retratem um amanhã antiutópico, os avanços tecnológicos têm um papel fundamental e direto na melhoria da vida das pessoas.

6 – Ferramentas digitais vão abrir oportunidades
A desigualdade é um mal presente em todo o mundo. Mas o aumento da penetração da internet tem potencial para mudar essa dinâmica. Quando a previsão de Vestberg se concretizar — de que a internet terá alcance global por meio de dispositivos móveis — ferramentas de aprendizado on-line, como Khan Academy e Duolingo, vão abrir muitas oportunidades no mundo em desenvolvimento. No Brasil, temos o exemplo da eduK. A startup de educação oferece cursos on-line ao vivo e de graça, em áreas como gastronomia, artesanato, fotografia, moda, beleza, negócios e outros. O acesso a um conteúdo de qualidade já transformou a vida de muitos brasileiros, que realizaram o sonho de abrir seu próprio negócio. Ou seja, os professores e alunos do futuro, não ficam mais trancados em salas de aula.

Mudanças na educação: já há empresas levando aprendizado para as redes

7 – A democracia será digital
O ato de votar como o conhecemos hoje se torna insustentável com a chegada da nova geração de eleitores — um grupo acostumado a comprar com um clique ou com aplicativos de acesso instantâneo. O e-voto estará em todos os lugares.

8 – Veremos mais e mais diversidade
Conforme encaramos questões cada vez mais complexas, mais valorizadas serão diferentes abordagens e experiências para resolvê-las.

Quanto mais diversidade, melhor

9 – O propósito será mais importante que o contracheque
Pesquisas recentes mostram que aliar um propósito ao trabalho resulta em uma performance melhor do que apenas recompensa em dinheiro. A próxima geração de trabalhadores terá a expectativa de estar engajados no que fazem mais do que apenas pelos laços financeiros.

10 – Não será possível negar o DNA
A decodificação do genoma humano inaugurou uma era de novos tratamentos e abordagens. Mas ainda há muito a ser descoberto sobre o impacto das informações genéticas e como se aplicarão em nosso dia a dia.

Mudanças na área médica estão previstas nos próximos 20 anos

11 – O cuidado médico será transformado
Os médicos do futuro serão intérpretes de informação, oferecendo diagnósticos e tratamentos no maior estilo do supercomputador Watson. Essa transição promete tornar a assistência médica mais eficiente e, num mundo ideal, permitirá que os médicos estejam focados em outras questões importantes para os pacientes.

12 – Empatia será fundamental
Está na hora de começarmos a reagir com mais sensibilidade. Num mundo à beira de ser dominado por máquinas inteligentes, algo que nunca será usurpado pela tecnologia é a comunicação entre humanos.

A empatia e a comunicação entre humanos será fundamental

13 – Empreender não será para qualquer um
O empreendedorismo se tornou uma atividade atraente no mundo todo. Muitos jovens sonham em lançar sua startup e alcançar sucesso zuckerberguiano sendo donos de seus próprios negócios. Só tem um problema: empreender envolve assumir riscos e capacidade de aprender com o fracasso. Algumas pessoas conseguem; outras não.

14 – As bolhas vão estourar
Sempre há uma bolha em algum tipo de negócio, em algum lugar do mundo. Vamos descobrir quando estourarem. O ponto importante nesse caso, é permanecer adaptável.

15 – O simples será mais complexo
Novas tecnologias nascem com o objetivo de tornarem a vida mais simples, melhor e com preços mais acessíveis. Geralmente, percebemos que a vida fica melhor e mais barata até, mas nem sempre se mantém simples. Por exemplo, o mercado de publicidade passou por uma transformação gigantesca nos últimos anos. Sim, hoje é possível acertar em cheio e enviar a mensagem certa para a audiência certa, mas o processo é bem mais complexo.

Como será o mundo daqui a 20 anos?

16 – Cibersegurança custará caro
Todas as empresas usam a tecnologia para operar. E isso as deixa mais vulneráveis a danos a suas informações e processos. Isso fará com que a demanda por cibersegurança aumente. O custo vai subir. Aposte nisso.

17 – China e Índia vão dominar
O progresso desses dois “gigantes adormecidos”, destinados a desafiar os Estados Unidos e a Europa, é inegável. O impacto das economias emergentes vai continuar a crescer.

18 – Seremos mais saudáveis
Menos sal, menos açúcar e menos gordura. Estamos cada vez mais cientes de que somos o que comemos. O sucesso de empresas que investem nesse segmente de alimentação saudável demonstram que os consumidores estão dispostos a pagar mais por produtos de melhor qualidade.

Consumidores estarão mais exigentes e vão procurar por uma alimentação mais saudável

19 – A cédula de dinheiro vai desaparecer
Primeiro, foram os cartões de créditos e os caixas eletrônicos. Agora, os pagamentos via smartphones e chips demonstram que até o dinheiro será digital.

20 – Seremos todos família
Dos 20 itens, esse é o que traz mais esperança: que o conhecimento sobre a realidade do outro e o estreitamente dos laços entre as pessoas nos levem a um grau de compreensão e oportunidade para todos.