Ação aproveita Jogos do Rio para alertar sobre tráfico de pessoas

Estimativa é que tráfico de pessoas faça 35,8 milhões de vítimas no mundo

Com os olhos do mundo voltados para o Rio de Janeiro por conta dos Jogos Olímpicos, a cidade recebe uma campanha de alerta para o tráfico de pessoas.

Serão duas intervenções com as caixas GIFTBox, com o objetivo de chamar a atenção do público para a situação do tráfico humano no mundo.

A primeira caixa foi instalada nesta sexta-feira na Cinelândia e ficar exposta até o dia 21. Já a segunda ficará no Largo da Carioca.

Estimativa é que tráfico de pessoas faça 35,8 milhões de vítimas no mundo

Outras duas ações paralelas também fazem parte da campanha. A de realidade virtual que retrata a vida da pessoa traficada, com óculos espalhados por 20 pontos turísticos do Rio e o Dia Olímpico, em parceria com a Organização Bola pra Frente.

As ações são iniciativas da 27 Million, ONG que auxilia pessoas e organizações no combate ao tráfico humano.

Por fora, as caixas mostra como os traficantes enganam as suas vítimas com falsas promessas, simulando o processo de aliciamento. Frases que instigam a curiosidade das pessoas com diversas oportunidades chamam a atenção de quem vê seu exterior. “Viaje pelo mundo e ganhe bom dinheiro”, “dê à sua família um futuro melhor” incentivam o público a ver o que há dentro delas.

No interior, a história muda e o cenário é bem diferente. Esse conteúdo é reservado para as pessoas que vivenciam essa experiência.