Advogados ajudam empreendedores iniciantes sem cobrar nada

Por: Redação |

Por Cristina Luckner, da eduK

Passar conhecimento a quem precisa, e não cobrar nada por isso. Esse é o objetivo da NÓS8. O grupo, formado por advogados cariocas, se dispõe a ajudar empreendedores inovadores e iniciantes, que não têm recursos ou conhecimento jurídico.

Não é “pro-bono”, afinal, não é um trabalho voltado a pessoas carentes. Mas é uma doação, uma vez que os advogados não cobram nada, nem mesmo participação nas empresas, pelo tempo e conhecimento investidos nos novos negócios. Quando a empresa cresce e passa a ganhar dinheiro, o grupo para de oferecer serviço gratuito. Os advogados querem mudar o mundo ao auxiliar projetos disruptivos e de alto impacto social.

Iniciativas como essas, de oferecer um serviço gratuito de qualidade, vêm ganhando força no Brasil
Iniciativas como essas, de oferecer um serviço gratuito de qualidade, vêm ganhando força no Brasil

Helder Galvão, professor de Propriedade Intelectual da PUC-Rio, percebeu essa demanda dentro da universidade. Via muitas boas ideias morrerem por falta desse empurrãozinho. Se uniu a amigos e ex-colegas e criou, em outubro de 2015, a NÓS8. Além de Helder, participam Ariel Bandeira, Felipe Hanszmann, João Pedro Leal, Luciana Noronha, Marcelo Figueira, Veronica Sartori, Vicente Rosenfeld e Clarissa Luz. O coletivo de advogados trabalha com compartilhamento de conhecimento legal (do termo, em inglês, “legal knowledge sharing”).

“Queremos ajudar os novatos. Não faria sentido doar nosso tempo para quem tem recursos”, disse Helder ao jornal Nexo. O professor diz se inspirar em Steve Jobs. O criador da Apple tornou-se um sinônimo para inovação e defendia que os gênios precisam de ajuda para dar vida a novas ideias.

Num movimento de retribuir à sociedade o que aprenderam no ambiente acadêmico, o grupo fechou uma parceria com a PUC-Rio para ajudar novos e ex-alunos que mergulharam no empreendedorismo criativo. Mas os beneficiados vão além dos muros da universidade. Em pouco menos de dois meses, eles já colaboraram com mais de 100 projetos diferentes.

Empreendedores recebem ajuda gratuita
Empreendedores recebem ajuda gratuita

As consultas são feitas pela internet, por telefone ou até informalmente, num café com os empreendedores. A NÓS8 também está cadastrada no Bliive, a plataforma que estimula pessoas a trocarem conhecimento e tempo. O grupo ganhou o Prêmio de Menção Honrosa do “Global Agenda Council on Justice of the World Economic Forum” e o projeto foi selecionado para participar do Babson Latin America Forum, em 2016. O Babson College, sediado próximo ao MIT, é uma das mais tradicionais escolas de empreendedorismo dos Estados Unidos.

Esse tipo de iniciativa, de trabalhar com a ideia de economia colaborativa e oferecer serviços gratuitos de qualidade, tem ganhado força no Brasil. A eduK é uma delas e merece destaque pelo rápido crescimento e relevante impacto social. Na plataforma de cursos on-line voltados à economia criativa é possível assistir a cursos gratuitamente durante sua transmissão ao vivo.

O aluno aprende gastronomia, artesanato, fotografia, moda, beleza, negócios e outros temas com autores de referência nacional. A empresa nasceu da vontade de transformar a vida das pessoas por meio da educação. Fica a torcida para que essas iniciativas se multipliquem e sejam precursoras de um novo paradigma econômico.

Compartilhe: