App auxilia deficientes visuais a circular em espaços públicos

Por: Redação Comunicar erro

Um aplicativo capaz de guiar pessoas em ambientes públicos pode começar a mudar a rotina de shoppings, museus, aeroportos, e outros locais onde circule um grande número de pessoas por dia.

O ViaVoz surgiu da necessidade de se colocar em prática um termo que está ganhando cada vez mais espaço no Brasil: a acessibilidade. Com ele, qualquer pessoa pode seguir as instruções de voz e chegar até o local desejado dentro de um determinado ambiente sem auxilio humano.

viavoz
plicativo Via Voz dá mais autonomia para locomoção no ambiente (Foto: Milena Nandi/Unesc)

A utilização é muito simples: usando um smartphone ou tablet, o usuário interage com um menu de rolagem, ouvindo as opções, e selecionando o destino, como por exemplo, banheiros, administração, elevadores, entre outros. A partir daí o aplicativo passa a dar instruções sobre como chegar até o local.

Para que o aplicativo possa ser utilizado o ambiente deve ser previamente mapeado.

A biblioteca da Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense), em Criciúma, foi o primeiro a ser mapeado e já passa a disponibilizar o sistema. Ali, as pessoas que tiverem o aplicativo baixado no celular ou tablet, conseguem percorrer o ambiente com a ajuda do ViaVoz.

Além das pessoas com necessidades especiais, o aplicativo pode ser usado também por qualquer cidadão que deseja de forma rápida e segura chegar a um determinado espaço dentro de um ambiente.

Para mais informações: www.guiaviavoz.com.br

Compartilhe: