App facilita uso de ônibus por portadores de deficiência visual em SP

Por: Redação Comunicar erro

São Paulo ganhou nesta terça-feira um aplicativo para facilitar o uso de ônibus por portadores de deficiência visual. O CittaMobi Acessibilidade  é gratuito e avisa o usuário quanto tempo o ônibus deve levar para chegar ao ponto, além de todas as informações necessárias para embarque e desembarque.

A ferramenta, que já é usada e aprovada em 15 cidades do Brasil, funciona da seguinte forma: os ônibus enviam um sinal para o aplicativo por meio de GPS; ao clicar, o deficiente visual consegue verificar em tempo real, com um dispositivo de voz, a previsão da chegada de determinado ônibus no ponto. O app também indica qual ônibus pegar para chegar ao destino pretendido.

Além disso, o aplicativo indica a distância da pessoa ao ponto de ônibus e, já dentro do coletivo, fornece informações sobre o trajeto até o momento do desembarque. O recurso já está disponível para os iOS e Android.

O aplicativo foi desenvolvido por Luiz Eduardo Porto, que perdeu a visão aos 23 anos e, há seis anos, conta com a ajuda de um cão-guia. “De casa já é possível acionar o aplicativo, programando a parada final de sua viagem. Nem é preciso carrega-lo na mão. Ele vibra ao identificar o ônibus, em um bolso de casaco, por exemplo”, conta. “Para quem não enxerga é um auxílio essencial. Com a implantação em outras cidades, verificamos que é preciso sempre avançar, com base nas experiências dos usuários”, finaliza.

Compartilhe: