Campanha combate imagem negativa de animais

Anta, porco e baleia vão deixar de ser sinônimos de pessoas com pouca inteligência, sujas ou gordas. Pelo menos no que depender do trabalho da pesquisadora do IPÊ (Instituto de Pesquisas Ecológicas) Patrícia Medici e do veterinário Ronald Rosa.

A dupla criou uma campanha de conscientização baseada no trabalho educativo da Iniciativa Nacional para a Conservação da Anta Brasileira. A ação busca informar a população sobre a importância da espécie e desmistificar a ideia de que anta significa um ser sem inteligência.

Uma vez por semana, eles publicam nas redes sociais do IPÊ e da Iniciativa Nacional para a Conservação da Anta ilustrações de espécies que têm seus nomes utilizados de maneira pejorativa. Na lista estão também cachorro, piranha, burro, vaca, tartaruga e verme.

Ronald diz que a “brincadeira formativa” tem o intuito de fazer as pessoas refletirem. “Escolhi criar uma situação onde os animais estivessem ‘tirando sarro’ de si mesmos e rindo do óbvio da situação”, afirma.

Segundo Patrícia, a anta, além de ser um animal extremamente inteligente, tem a função de dispersar as sementes nas florestas, contribuindo para a formação e a manutenção da biodiversidade dos biomas brasileiros onde vive.

Por QSocial