ColaboraRio traz debates abertos sobre design e colaboração

Por: Redação |

Junto com os grandes eventos que vão acontecer na cidade do Rio de Janeiro, vem também o boom de oportunidades sociais e econômicas para a cidade. Dentro desse contexto, o ColaboraRio, simpósio que será realizado entre os dias 25 a 27 de abril, irá debater diversas faces da economia criativa.

“Nosso objetivo é compartilhar casos de sucesso e lições aprendidas de como o design e os sistemas distribuídos estimulam a inovação e geram soluções mais inteligentes”, diz o empreendedor Tomás de Lara, um dos curadores do evento.

A programação conta com painéis sobre produção, fabricação, educação e trabalho em espaços compartilhados, interações colaborativas do virtual ao físico, e financiamento coletivo e economia do compartilhamento.

“As novas ferramentas, tecnologias e métodos de gestão de espaços, produção e consumo influenciam o design dos sistemas sociais e influenciam áreas como o empreendedorismo, educação e cultura”, diz Thiago Maia, do Matéria Brasil, uma das empresas responsáveis pelo evento.

“Nesse cenário, a emergência de sistemas distribuídos – que são em sua essência mais colaborativos, horizontais e flexíveis – estão amadurecendo em diversas iniciativas da sociedade civil”, acrescenta Karen Demavivas, também curadora do evento.

Entre os palestrantes estarão presentes representantes de organizações como o Meu Rio, Airbnb, Yunus Social Business, Catarse, Agência de Redes para a Juventude, entre outros.

O simpósio, realizado pelo Goma e Matéria Brasil, é aberto e gratuito e será realizado no Centro Carioca de Design, Praça Tiradentes, 48 , parte central do Rio de Janeiro. Para participar basta fazer a inscrição pela página do evento no Facebook.

Compartilhe: