Designer sul-coreano cria máscara que dispensa uso de tanque de oxigênio

Muitas vezes, a realidade imita a ficção e alguns objetos visionários criados para o cinema tornam-se verdadeiros. Inspirado no espião mais famoso das telas, James Bond, um designer sul-coreano criou um equipamento que promete revolucionar a prática do mergulho.

Jeabyun Yeon, de 20 anos, desenvolveu uma máscara que permite a respiração debaixo d’água sem a ajuda de um tanque de oxigênio.

A Triton possui um mecanismo simples de funcionamento. Primeiro, a máscara extrai o oxigênio da água por meio de filtros cujos buracos são menores do que as moléculas de água. Usando um pequeno compressor, ela condensa o oxigênio e o coloca num pequeno reservatório, o que possibilita que o mergulhador fique submerso sem o auxílio de um cilindro.

A invenção nasceu do projeto final de graduação do curso de designer da Samsung Art and Desing Institute (SAD).

“O tema do meu projeto era produtos inovadores. Então me concentrei em inovação na água, uma vez que esta área é muito crítica e precisa de muitos produtos. Por isso, eu pensei: se eu fizer algo para os mergulhadores, é uma grande inovação”, contou Jeabyun ao QI.

A máscara ainda é um protótipo. Segundo o designer sul-coreano, o Triton é apenas um conceito para o futuro. “O desenvolvimento do modelo de compreensão e armazenamento do oxigênio será a chave do sucesso do produto”, explica ele.