Fundação Dorina Nowill ganha selo de acessibilidade digital

Iniciativa concedida pela Prefeitura de SP visa fomentar a acessibilidade na internet

Por: Redação Comunicar erro

A Fundação Dorina Nowill, que auxilia pessoas com problemas de visão, é uma das primeiras instituições a receber o Selo de Acessibilidade Digital.

A certificação, concedida pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e pela CPA (Comissão Permanente de Acessibilidade) da Prefeitura de São Paulo, é dada a sites e portais que seguem os critérios de acessibilidade estabelecidos nacional e internacionalmente.

O Brasil conta com 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual e menos que 6% dos sites brasileiros são acessíveis.

 Iniciativa concedida pela Secretaria da Pessoa com Deficiência visa fomentar a acessibilidade na web

“A conquista desse selo é muito importante, pois reforça nosso compromisso com a acessibilidade dentro e fora de casa”, diz Itamar Junior, diretor da divisão de soluções em acessibilidade da fundação.

A Lei Brasileira de Inclusão estabelece a obrigatoriedade de haver acessibilidade nos sites de empresas ou governos, garantindo que as informações cheguem para todas as pessoas.

Para conquistar a certificação, os responsáveis pelas plataformas digitais devem requerer o selo à prefeitura, que, em conjunto com a CPA, avalia as páginas submetidas segundo as normas estabelecidas na Portaria SMPED-GAB nº 08/2018.

Só são certificados os sites e portais que, de fato, seguem os critérios de acessibilidade estabelecidos nacional e internacionalmente, do eMAG – Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico e do WCAG – Web Content Accessibility Guidelines, respectivamente.

Há mais de 70 anos, A Fundação Dorina Nowill para Cegos trabalha para que crianças, jovens, adultos e idosos cegos e com baixa visão sejam incluídos em diferentes cenários sociais.

A instituição oferece serviços gratuitos e especializados de habilitação e reabilitação, dentre eles orientação e mobilidade e clínica de visão subnormal, além de programas de inclusão educacional e profissional.

Compartilhe: